
A professora e coordenadora pedagógica Karine Oliveira dos Reis Sousa, que atua nas redes pública e privada de Feira de Santana, lançou nesta quarta-feira (19) o livro “Cadê a professora?”, obra que discute a invisibilidade da mulher negra no ambiente escolar. O lançamento ocorreu na Escola João Paulo I, véspera do Dia da Consciência Negra.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, e mestre em Educação Científica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Karine explica que o livro é fruto de sua pesquisa de mestrado.

“Esse livro nasce da minha dissertação de mestrado, que eu defendi este ano, ‘A Invisibilidade da Professora Negra na Educação Básica de Feira de Santana’. A narrativa sobre a nuance do silêncio e do enfrentamento”, afirmou. Segundo ela, a obra reúne narrativas de vida de professoras negras das redes pública e privada, evidenciando o contexto histórico, social e humano dessas profissionais e “como o racismo vem atravessando essa sociedade”.

A autora conta que a história é conduzida pela personagem Naya, uma professora que se vê invisibilizada por uma aluna devido à sua cor. “É a professora Naya, é um personagem vivo”, destacou.

Karine ressalta que a publicação contribui para o fortalecimento de práticas antirracistas no ambiente escolar. “Estou lançando esse livro trazendo todo esse processo, contribuindo não só amanhã para o Dia da Consciência Negra, mas para a construção de uma escola antirracista. Não só a Lei 10.639, mas trazer as bases para essa construção tão necessária nos dias de hoje.”
Ao tratar do enfrentamento ao racismo estrutural desde a infância, a autora reforça a mensagem central do livro, desenvolvida por meio da relação entre a professora Naya e sua aluna Melissa. “O livro tem um óculos que traz que a vida tem a cor que a gente pinta. É preciso saber olhar o outro através de novas lentes”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.