Literatura e diversidade

Feira Literária de Amélia Rodrigues acontece de 18 a 21 de setembro

A programação terá ênfase nas literaturas e expressões culturais que abordam a diversidade de identidades.

Feira Literária de Amélia Rodrigues acontece de 18 a 21 de setembro
Foto: Divulgação

“Literatura e Diversidade: cultivando saberes, respeito e pertencimento” é o tema da 4° edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (Flicar), que em 2025 acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, nas praças da Matriz e Schitini, centro da cidade. O evento propõe uma reflexão ampla sobre identidades, culturas e narrativas, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a valorização da pluralidade.

De acordo com Gilmara Belmon, secretária de Educação do município e curadora da Flicar, a programação terá ênfase nas literaturas e expressões culturais que abordam a diversidade de identidades, contemplando grupos étnico-raciais, questões de gênero, pessoas neurodivergentes, pessoas com deficiência física, entre outros.

Feira Literária de Amélia Rodrigues acontece de 18 a 21 de setembro
Foto: Divulgação

“A proposta também é promover e dar visibilidade às produções artísticas e literárias construídas por representantes desses grupos, fortalecendo o protagonismo e a representatividade”, afirmou. Nesta edição, a Flicar prestará homenagem à escritora Paula Anias, de ascendência afro-indígena, e ao escritor Marcos Cajé, reforçando a interseccionalidade entre raça, gênero e classe.

Segundo Belmon, a iniciativa parte de um contexto histórico marcado por violência simbólica e apagamento, e busca, junto a escolas, à população do município e a diferentes públicos, estimular novos olhares para o presente e o futuro. “A ideia é fomentar exercícios de imaginação, revisão histórica e construção de narrativas que reconheçam o passado como base para compreender as questões críticas do presente”, completou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.