Entre os dias 23 e 25 de maio/2025 acontece uma exposição no Boulevard Shopping que homenageia os 200 anos da Polícia Militar da Bahia. A ação acontece das 09h às 22h. No local estão sendo expostos exemplares de todos os uniformes que a instituição já teve desde o ano de fundação, além de outros objetos que marcaram os dois séculos de serviço público para a sociedade.
A equipe de reportagem do Acorda Cidade esteve no primeiro dia de evento e conversou com a Capitã Nina Marques, comandante da Ronda Escolar, sobre a ação. “A Polícia Militar foi criada através de decreto em 17 de fevereiro de 1825, e nesse ano emblemático do bicentenário, durante a solenidade de entrega de medalhas que foi realizada no dia 8 de fevereiro de 2025, houve essa mesma exposição dos uniformes históricos, desde o primeiro uniforme. E por iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, juntamente com o Tenente Coronel Muller, respondendo pelo comando do CPRL, foi pensado em trazer essa exposição para a Feira de Santana, que é a segunda maior cidade da Bahia, para que o cidadão, a cidadã feirense, possam conhecer um pouco sobre a história dessa polícia de bravos, que comemora aí 200 anos.”
Em 1825 a coorporação vestia o uniforme imperial, alguns anos depois foi a vez do segundo uniforme que foi o primeiro a constar a nomenclatura da Polícia Militar da Bahia. A capitã Nina destacou que entre esses, outros uniformes emblemáticos estão na exposição. “O uniforme usado no período do combate ao cangaço, de 1920 a 1959, e temos o azulão, o azul petróleo, que eram uniformes carinhosamente apelidados assim, muito utilizados nas décadas de 70 a 98, e os uniformes mais recentes também.
A exposição também contempla fichas que contam a história da PMBA. Além dos uniformes marcantes, outros objetos fizeram parte da história secular, explica a capitã Nina, “o fusca, que é histórico, usado na década de 70 e 80. E também no sábado e domingo, teremos a banda de música do primeiro Beik, que fará apresentações com músicas populares, canções conhecidas por todos, na praça de alimentação às 17 horas, tanto no dia 24 quanto no dia 25 de maio.” informou a capitã.
O fusca mencionado pela capitã trata-se do veículo original que realmente foi usado entre 1970 e 1980. “Não é uma réplica nem nada, foi plotado com a nova diretriz do Manual de Identificação Visual da Polícia, então ele está com a plotagem nova. Antes ele era azul e branco, mas aqui ele é todo original, está aqui para quem quiser vir conhecer um pouco dessa história que é nossa história, faz parte da história da Bahia.” explicou ao Acorda Cidade.
No primeiro dia de exposição quem passou pelo Boulevard Shopping já pode admirar o conteúdo da mostra. Matheus Silva Alves que estava na exposição falou com nossa equipe que achou curioso as mudanças de cores do padrão. “Me chamou a atenção a cultura da PM Bahia, desde 1800. Aí a gente ver o padrão que era azul e hoje é um padrão marrom. Gostei da iniciativa, porque o pessoal tem que entender que a polícia é pelo bem do cidadão.”
Matheus buscou conhecer a história justamente porque está se preparando para tornar-se policial militar. “Eu tenho família com histórico militar, meu pai, meu irmão é policial, eu cresci com isso. Sempre foi um espelho.”
A entrada para a exposição é gratuita e no local policiais militares estarão marcando presença.
Com informações do repórter Ed Santos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.