Cultura

Edney Silvestre é confirmado na Festa Literária de Cachoeira, na Bahia

Segundo revista, ele é uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Evento acontece entre os dias 23 e 27 de outubro na região do recôncavo.

Acorda Cidade

O romancista, dramaturgo e repórter Edney Silvestre irá participar da terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro na cidade, situada no Recôncavo Baiano.
 
Silvestre irá se juntar a Laurentino Gomes, primeiro nome confirmado no evento. A primeira obra do romancista, “Se eu fechar os olhos agora”, ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2010, assim como o Prêmio São Paulo de Literatura. O segundo livro, “A felicidade é fácil”, tem traduções contratadas para o inglês, italiano e francês.
 
O romancista foi o primeiro brasileiro convidado para participar do festival Hay-on-Wye, que se realiza no País de Gales, e do evento holandês Writers Unlimited-Winternachten, realizado em Haia. Ele também participou da Feira Internacional de Belgrado, uma das cinco maiores do mundo.
 
Edney Silvestre está entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil, segundo levantamento da Revista Época. Como repórter, ele também foi correspondente internacional da TV Globo e do jornal O Globo. Atualmente, ele é âncora do programa Globo News Literatura.
 
Atrações
 
Além de Edney Silvestre e Laurentino Gomes, a Flica confirmou a presença no evento de 2013 dos escritores Lars Iyer, autor da trilogia de romances “Spurious”(2011), “Dogma”(2012) e “Exodus”; e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney.
 
A festa literária ainda contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.
 
Lançamento
 
O lançamento da terceira edição da Flica foi realizado no dia 10 de abril, no auditório da Rede Bahia, no bairro da Federação, em Salvador. O evento é realizado pela Incontet, empresa da Rede Bahia, pela Putzgrillo! Cultura e pela MirdadGestão em Cultura.
 
A Flica chegará ao seu terceiro ano em 2013. A festa, que é gratuita, conta com shows musicais, pela primeira vez, uma programação totalmente voltada para o público infantil. "Vai acontecer a 'Fliquinha'. Haverá contação de histórias, um espaço voltado para a literatura infantil", disse Emanuel Mirdad, idealizador do evento.
 
"Esse evento não vai durar nem dez, nem vinte anos. Eu quero que ele se perpetue. Ele tem contribuído para a cultura, para o fomento do turismo na cidade. Eu queria ter um evento desses de dois em dois meses", afirmou o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, que participou do lançamento da Flica.
 
Em 2012, mais de 20 mil pessoas visitaram a Flica. Cerca de cinco mil pessoas participaram dos debates que reuniram escritores nacionais e internacionais como o angolano, José Agualusa e a portuguesa Inês Pedrosa. As informações são do G1.