Feira de Santana

Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana

A posse dos novos membros está prevista para o próximo dia 18 de novembro, no auditório do Teatro Margarida Ribeiro.

Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana
Conheça os novos imortais da Academia Metropolitana de Letras de Feira de Santana

Cumprindo o previsto no Edital e atendendo as normas estatutárias e regimentais, a Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana elegeu, no dia 13 de setembro 2022, de forma virtual, sete novos imortais, abaixo relacionados. A posse dos novos membros está prevista para o próximo dia 18 de novembro, no auditório do Teatro Margarida Ribeiro.

Membros EfetivosFeira de Santana

Geovânia de Jesus: É natural de Feira de Santana – Bahia. Graduada em Pedagogia – (Uefs), Letras com Inglês – (FTC). Especialista em Gestão Pública (Uneb) Autora dos livros: As aventuras de Beto e seus amigos – 2020; Princesa do Sertão – 2021 e Infância (2022).

João Dias: Pedagogo Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Educador Ambiental,. Diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Secretia de Meio Ambiente de Feira de Santana. Escritor, tem dois livros publicados. Recebeu recentemente pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana, a Comenda Maria Quitéria.

Luciano dos Anjos: Artista visual, ativista cultural e poeta. Tem três livros publicados: Distravando; Travas e trovas. Finalista do Salão Internacional de Humor de Piracicaba-SP. Participou do projeto uma poesia em cada arvore em Minas Gerais em 2015. Finalista do Prêmio Sesc de Musica/Salvador-BA e do Festival Vozes da Terra. Ministra oficinas de pintura livre em diversas instituições, como: Orfanato Evangélico, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC) e Dispensário Santana.

Membros Honorários

Amélia Rodrigues-BA

Juramar Dantas da Silva: Graduado em Pedagogia (Universidade Jardins), técnico em Segurança do Trabalho, palestrante, produtor cultural e fomentador de projetos culturais, sociais e ambientais; consultor em pesquisas vinculadas à escritora e poetisa Amélia RodriguesDesenhista, pintor, ilustrador e poeta. Ilustrador da revista Parceiros da Naturza, história em quadrinhos com abordagem a preservação e regeneração ambiental. Membro fundador do Grupo Cultural Atos, memorialista e organizador Exposição Comemorativa “Cinquentenário de Emancipação Política de Amélia Rodrigues”.

São Gonçalo dos Campos

Ana Cristina Pereira Martins da Silva: Licenciada em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana); Especialização em Matemática; Capacitação em Matemática Financeira e suas aplicações; Curso de Prevenção de uso de drogas para educadores de Escolas Públicas; Curso de Formação de Gestores; Capacitação em Serviço para Professores Alfabetizadores (PROCAP), entre outros. Coordenadora Geral do Grupo Renascer Solidariedade a Serviço da Vida e membro do Projeto Casa Maria de Nazaré.

Membros Correspondentes

Salvador-BA

Rita Queiroz: Natural de Salvador – BA. Pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB-2017), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP-2002), mestrado em Letras (UFBA-1995), graduação em Letras (UFBA-1989). Professora universitária. Como pesquisadora e professora universitária, conta com 96 artigos e é autora de 14 livros.

Valença-BA

Rejane Luci Silva da Costa Knot: nasceu em Inhambupe, e reside em Valença (BA); é professora, Mestre em Letras, escritora; tem dois livros publicados: Uma Conversa com as palavras (poesias) – Editora Fontenele e Caminhos do Coração (poesias e contos) pelo Canal Sororidade – Coleção Mulheres Maravilhosas, Volume 9. Recebeu as Medalhas de Honra ao Mérito Destaque Literário e Fernando Pessoa/2020, como também a Comenda de Honra Ludwing Van Beethoven. A poetisa é membro fundadora da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (A.L.S.P.A.).

A Academia de Letras

A Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana foi fundada no dia 05 de novembro de 2021, e tem por objetivos promover o aprimoramento e a valorização da língua portuguesa, da literatura brasileira e da cultura em seu gênero artístico, histórico e científico; realizar estudos e pesquisas na área da Literatura e no campo das artes e da cultura local e regional, atentando também, para o estudo dos problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo, bem como congregar pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas nas mais diversas formas de expressão.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram