Obra infantil

Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças

A escritora e psicóloga se inspirou em vivências familiares para escrever obra infantil

Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças
Livro das emoções da autora feirence Fabiana Cardeal
Foto: Reprodução

Nomear sentimentos, interpretá-los e aprender a conviver melhor com eles. Essa é a proposta do Livro das Emoções, segunda obra solo da escritora, educadora e psicóloga baiana Fabiana Cardeal. Publicado pela editora Usina de Textos, o livro reúne cinco histórias sensíveis voltadas ao público infantil, que trazem à tona emoções como medo, tristeza, raiva, nojo e felicidade e convidam leitores a acolherem o que sentem.

“O livro retrata emoções vivenciadas por muitas crianças no dia a dia e deixa a mensagem de que todas, inclusive as emoções consideradas negativas, são essenciais para o desenvolvimento infantil”, explica a escritora.

Livro das emoções da autora feirence Fabiana Cardeal
Foto: Reprodução

Através de personagens cativantes e situações do cotidiano vivenciadas com o filho e sobrinhos, as narrativas constroem pontes entre literatura e autoconhecimento. Felipe, Maria, Juju, Elis, Henrique e João Pedro protagonizam minicontos que despertam caminhos de reconhecimento, escuta e expressão emocional.

“Acredito que quando as crianças aprendem a dar nome ao que sentem, elas ganham ferramentas importantes para se expressar, criar vínculos mais saudáveis e crescer com mais consciência emocional”, destaca a autora, que natural de Feira de Santana, na Bahia.

As histórias são inspiradas em suas vivências familiares e capazes de despertar identificação com leitores de todas as idades. Traduzem afetos do dia a dia, ou a falta deles e se conectam com situações reais acolhidas por ela, tanto no set terapêutico como nos espaços de acolhimento das escolas onde ainda trabalha.

Mãe do pequeno João Pedro, que completa 4 anos agora em julho, Fabiana reforça a importância de abordar temas ligados à saúde emocional desde cedo: “Sempre quis fazer um livro sobre as emoções, já que são elas permeiam a nossa vida. Trabalhar estes temas com as crianças, desde pequenas, é fundamental para a saúde dos futuros adolescentes que eles irão se tornar”, defende.

Com experiência na educação infantil, Fabiana vem trilhando uma trajetória dedicada ao cuidado com a infância. Em 2024, lançou Era uma vez uma Menina Preta, livro de estreia que fez percorrer escolas da Região Metropolitana de Salvador com contações de histórias em momentos de muita interação e pertencimento. Agora, no Julho das Pretas, mês de celebração no Brasil dedicado à luta e conquistas das mulheres negras, com foco no combate ao racismo e sexismo, ela lança o Livro das Emoções.

A publicação reafirma o compromisso com a escuta atenta e sensível a favor do desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, especialmente de meninas negras. “Percebo no consultório, que muitas delas só chegam para serem acolhidas e tratadas já na adolescência, quando as situações já estão agravadas. Quanto antes pudermos olhar e cuidar das emoções, melhor”, alerta. Com 20 páginas, o Livro das Emoções tem ilustrações da paulistana Camila Scavazza. Valor de capa: R$ 40,00.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.