Agenda Cultural

8º Fenatifs apresenta Mostra Talentos Mirins neste sábado

Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível ou um item de higiene

8º Fenatifs apresenta Mostra Talentos Mirins neste sábado 8º Fenatifs apresenta Mostra Talentos Mirins neste sábado 8º Fenatifs apresenta Mostra Talentos Mirins neste sábado 8º Fenatifs apresenta Mostra Talentos Mirins neste sábado

Acorda Cidade

Crianças de grupos teatrais de escolas, instituições e Pontos de Cultura oriundos da sede de Feira de Santana e distritos, bem como das cidades do Território Portal do Sertão, sobem no palco do Teatro do Cuca neste sábado (03), para participarem da Mostra Talentos Mirins. As apresentações acontecem a partir das 14 horas e os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível ou um item de higiene na bilheteria do teatro.

Segundo Elizete Destéffani, coordenadora geral do 8º Fenatifs, o espaço objetiva contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro infantil brasileiro. “A mostra é o mimo do festival, afinal as crianças se tornam protagonistas da arte e não só espectadores”, explica.

A Mostra Talentos Mirins é iniciada com a apresentação de “Chapeuzinho de Couro” (Grupo da Oficina do Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira de Santana) que faz uma releitura da fábula, onde a protagonista ganha uma roupagem nordestina e com seu gibão, chapéu e botas de couro enfrentar perigos como sol quente, plantas espinhentas e até mesmo uma onça.

Resgatando o encantamento das lendas e personagens do folclore brasileiro, as crianças da Associação Parque Lagoa Subaé (Feira de Santana) apresentam, às 15 horas, o espetáculo musical “O baú das lendas”. A apresentação será seguida por “Antigamente era tudo diferente”, apresentado pelo PACE, Pé de Arte e Cultura (São Gonçalo dos Campos). O espetáculo é construído através da narrativa do Griô Antônio de Abécio e resgata, de forma lúdica, a cidade de São Gonçalo dos Campos na década de 1950 e os seus personagens caricatos.

A consciência ambiental é o foco da peça “A árvore que andava” (Escola Oásis – Feira de Santana), apresentada às 14h30. O enredo apresenta a história de Dona Árvore, que se encontra muito preocupada com os sérios apuros pelos quais passa, por conta de um Lenhador que pretende cortá-la, prender seus amigos Coelhinhos e ainda por cima fazer uma sopa do Jabuti.

Uma família de bruxas ensina uma bruxinha a ser má, mas algo de estranho existe nessa menina que a diferencia das outras. Qual será o mistério que envolve a Bruxinha Lalá? É o que a criançada descobrirá na a apresentação do espetáculo “A bruxinha Lalá”, que encerra a programação da mostra. A peça é apresentada pelas crianças participantes do Grupo da Oficina do Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca.

8ª FENATIFS – Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) oferece, entre o período de 1° a 12 de outubro, 32 espetáculos infantis e juvenis de 13 estados brasileiros, cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops. O Festival tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A lista completa da programação pode ser conferida em http://www.ciacucadeteatro.com.br