Ciência e Tecnologia

Veja cinco coisas para curtir de graça na Campus Party

Open Campus, área aberta ao público do evento, começa a funcionar hoje.

Acorda Cidade

A Open Campus, parte gratuita da Campus Party, começa a funcionar nesta quinta-feira (10) na Arena Fonte Nova. O espaço vai estar aberto das 10h às 21h na quinta e na sexta e, no sábado, das 10h às 18h. Pela primeira vez, o evento vai contar com uma área voltada para crianças 5 a 12 anos, a Campus Kids, que também estará aberta ao público. "Quem não comprou (ingresso) tem a Arena Open, temos toda área de empreendedorismo, simuladores, drones, Campus Kids… Uma série de atividades bem lúdicas que quem for vai gostar de estar conhecendo um pouco desse universo de tecnologia", diz o diretor geral da Campus Party, Tonico Novaes. O evento é o maior de tecnologia do país.

Foto: Divulgação/Arquivo Campus Party


O Correio lista abaixo cinco destaques da programação gratuita.

1. Simuladores
Os simuladores de voo e corrida ficam na parte gratuita do evento. Com eles, você pode pilotar um helicóptero com todos os elementos do veiculo, incluindo paineis e manche. Um instrutor auxiliar no voo virtual. Há simuladores de asa delta, carro de Fórmula, avião de caça, entre outros. "É sempre uma das partes mais procuradas, com mais sucesso entre o público", diz Novaes.

 

2. Olimpíada Brasileira de Robótica
A etapa baiana do torneio acontece dentro do evento. De quinta a sábado, das 10h às 17h, acontecem as competições. Estão inscritos 407 alunos, de 8 a 18 anos, de 44 escolas. As duas melhores equipes vão para a próxima etapa, em Curitiba, que acontece em novembro e é classificatória para a RoboCup, maior campeonato de robótica do mundo. "É muito legal quando você fomenta esse tipo de iniciativa, inserindo as crianças de maneira lúdica", acrescenta o diretor. A equipe vencedora da etapa de Pernambuco, que aconteceu no Campus Party do ano passado, ficou em oitavo lugar no mundial.

 

3. Campeonato Brasileiro de Drones
O evento também recebe a etapa Bahia do torneio. A disputa conta com presença de pilotos profissionais e nos horários de intervalo das disputas quem estiver presente e tiver noção de pilotagem de drones vai poder usar a pista para colocar suas habilidades em prática.

 

4. Fórum das Universidades Empreendedoras
O Palco Empreendedorismo vai discutir transformações e tendências para o futuro das universidades brasileiras, contando com vários especialistas de diferentes setores da sociedade. A ideia é que do debate entre estes atores sociais e representantes das universidades (reitores, gestores, professores e alunos) se chegue a ideias para as instituições de ensino. "São debates

 

5. Startups & Makers
Este espaço vai mostrar ideias e tecnologias que devem fazer parte do noso dia a dia no futuro. Também vão acontecer palestras sobre empreendedorismo, com presença de startups de várias áreas, desde agrícola, até estética, pet, e-commerce, entre outros. "As pessoas perdem emprego e precisam empreender. O brasileiro dá um jeito de sobreviver, corre atrás, é entusiasta. A gente costuma brincar que o brasileiro já nasce com espírito de camelô. Mas hoje a gente tem problema de educação, o jovem às vezes tem uma grande ideia de um grande negócio, mas lhe falta uma boa direção, uma boa gestão. Quando tem oportunidade de estar conversando com pessoas que entendem de negócio, como deve tocar o negócio, que tipo de público atingir, como montar um business plan, esse tipo de ajuda para startup às vezes é melhor que um prórprio investimento. Essa área de Startup & Makers provê tudo isso para os startupeiros", explica Novaes.

A parte gratuita ainda conta com o Campus Future, que vai mostrar 20 projetos acadêmicos desenvolvidos por alunos de graduação; o Espaço Multiuso, que terá palestras sobre diversos assuntos ligados a games, tecnologia e ciência; a área de holografias, com projeções de vídeo, e o Espaço Fazedores, com oficinas para promover a cultura maker.

Fonte: Correio