Tecnologia

Tudo o que precisa saber sobre construir um e-commerce

Antes de se iniciar um negócio online, é importante entender que uma loja virtual não serve exclusivamente para vender produtos.

Acorda Cidade

Hoje em dia, quem procura ter um negócio próprio acaba por abrir um e-commerce uma vez que é uma forma muito mais simples e prática de conseguir empreender sem precisar de grandes investimentos.

É importante saber que embora o e-commerce esteja em expansão, a grande maioria dos negócios ocorre offline, ou seja, o consumidor vê online o que deseja comprar, mas desloca-se à loja para concluir a compra.

Dessa forma, antes de se iniciar um negócio online, é importante entender que uma loja virtual não serve exclusivamente para vender produtos. Ela permite vender em formato digital, ou mesmo serviços, além de de vender a imagem da empresa e criar um relacionamento com os futuros clientes. Existem caminhos simples e rápidos e outros mais profissionais que exigem mais recursos. Existem soluções para todos, só precisa realmente perceber qual o caminho que a empresa percorrerá.

Estruturas e funcionalidades base de uma loja virtual

Uma loja virtual precisa de poucos recursos para ser criada, contudo, necessita de investimento (monetário e temporal) para que obtenha retorno. Uma das primeiras fases para estruturar um negócio, passa por definir por onde irá começar, ou seja, para qual atividade você precisa investir primeiro.

– Existe alguns pontos que podem ajudar na criação do seu e-commerce. Confira abaixo os principais:

– Analize e compre um domínio de relevância para o seu negócio;

– Compre um alojamento de qualidade garantindo assim que não terá problemas no futuro com o tráfego;

– Defina quais as funcionalidades totais que a sua loja irá ter e quem será o seu público-alvo de forma a tornar o site acessível e intuitivo para os mesmos;

– Defina quais os seus produtos, categorias e subcategorias e veja como irá fazer a gestão de stock – neste ponto poderá querer verificar a possibilidade de fazer dropshipping, por isso poderá ser interessante conhecer o site da Oberlo;

– Defina filtros para os produtos (preço, características, marcas…) para que o consumidor encontre mais facilmente aquilo que procura;

– Defina quais os países e cidades para onde irá vender;

– Defina os métodos de pagamento e quais os custos inerentes aos mesmos;

– Defina os métodos de envio e quais os respetivos custos e informe o seu consumidor antes da compra ser realizada;

– Saiba como irá se diferenciar da concorrência;

– Defina quais as ações a tomar para promover o seu negócio (existem diversas tipologias de estratégias de marketing digital que podem fazer toda a diferença na sua loja virtual – marketing de conteúdos, SEO, gestão de redes sociais, campanhas de publicidade…);

– Defina quais as imagens que irá utilizar e quais as suas tipologias de modo a adequar o tamanho às suas necessidades.

É importante lembrar que todos os pontos mencionados anteriormente necessitam de planeamento, trabalho e dedicação, por isso é importante que antes de dar o primeiro passo veja se consegue desenvolver tudo sozinho ou se existe a necessidade de contratar um especialista para desenvolver o seu e-commerce.

Estratégias de marketing digital para e-commerce

Quem tem uma loja virtual precisa saber como divulgar nas redes sociais de forma a conseguir chegar ao usuário do serviço ou produto que está sendo vendido. Entre as milhares estratégias de marketing digital existem algumas básicas que você pode começar a implementar.

1 – Email marketing – O email não morreu e contrariamente ao que possa pensar é ainda uma das melhores formas de comunicação. Assim sendo, siga todas as regras base da criação de uma base de dados de sucesso e temos a certeza absoluta que irá conseguir aumentar de forma significativa as suas vendas, mas também a notoriedade de seu negócio.

2 – Marketing de conteúdos – Se quer que o seu negócio se propague na internet, a melhor forma de o fazer é através do marketing de conteúdos. Lembre-se que designamos por conteúdo toda a forma de comunicação visual, ou seja, texto, infográficos, gifs, inquéritos, case studies…

3 – SEO – Não existe bom conteúdo que se propague corretamente online se o mesmo não estiver otimizado para SEO. Porém, fazer SEO não é fácil, rápido ou barato, por isso não desista no primeiro momento pois os resultados demoram para aparecer, mas com certeza aparecem.

4 – Redes sociais – Numa era em que as redes sociais são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores ferramentas disponíveis, não ter o seu negócio nas mesmas pode ser algo que mate o seu negócio antes mesmo de ele poder ter sucesso.

Embora exista muito mais estratégias de marketing digital estas são sem dúvida as principais uma vez que têm o poder de alavancar o seu negócio de forma estrondosa.