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O Procon divulgou nesta quarta-feira (28), uma lista com os 200 sites de vendas online que são os campeões de reclamações dos consumidores. As principais queixas são pela falta de entrega de produtos comprados e à ineficiência dos sites em responder sobre o problema aos clientes. A maioria dos endereços estão inativos.
 
 
De acordo com o Procon de São Paulo, nenhuma das páginas listadas pôde ser localizada pelo órgão, mesmo em rastreamentos em bancos de dados como os da Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR – que registra os domínios do país, tronando impossível resolver os problemas dos consumidores.
 
"Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia e Proteção à Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo", disse o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
 
Para orientar o consumidor na hora de fazer compras pela internet, o órgão elaborou uma cartilha, chamada  "Guia de Comércio Eletrônico". No documento dicas e cuidados que o consumidor deve ter ao comprar produtos ou contratar serviços online.As informações são do Correio.