Tecnologia

Jovens baianos criam aplicativo que identifica emoções dos internautas

Ferramenta de web analytics vai rastrear como visitantes se sentem quando navegam em lojas virtuais

Uma ferramenta digital que permite descobrir, em tempo real, como os visitantes de uma loja virtual estão se sentindo. Essa é a proposta do 'Emotify', o primeiro software de web analytics brasileiro voltado para e-commerce que vai analisar e entender as emoções dos internautas.

Criado por dois estudantes de Sistemas de Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBa), o Emotify rastreia a navegação e todas as interações do usuários com um site, seus elementos e produtos. Após a coleta dos dados, o programa indica o estado de espírito do visitante, com base em seu comportamento e com auxílio de algoritmos de inteligência artificial.

Além da coleta e análise de sentimentos dos visitantes, o aplicativo também traz funcionalidades para impulsionar as vendas em tempo real. Depois de analisar os dados coletados, o 'Emotify' vai poder sugerir, por exemplo, alterações no layout do website em tempo real, personalizando a loja virtual de acordo com cada consumidor virtual.