Compra Coletiva

Idec avalia quatro empresas de compras coletivas e reprova todas

Das quatro grandes empresas pesquisadas (Clickon, Groupalia, Groupon e Peixe Urbano), todas apresentaram algum problema.

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Acorda Cidade

Segundo aponta uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) publicada este mês, das quatro grandes empresas pesquisadas (Clickon, Groupalia, Groupon e Peixe Urbano), todas apresentaram algum problema nos quesitos avaliados. Houve casos de cadastro obrigatório de e-mail sem acesso ao contrato; utilização indevida de dados pessoais; isenção da responsabilidade; desconto maquiado; ausência de SAC; falta de explicação sobre o direito de arrependimento e falta de informações que identifiquem os fornecedores.

O advogado do Idec Guilherme Varella diz que os problemas mais graves são os descontos maquiados e a isenção de responsabilidade dos sites. Com relação aos descontos, os sites ofertariam produtos ou serviços inflacionando os preços originais para atrair os clientes. “Isso induz o consumidor ao erro. O site coloca que o produto vale R$ 1 mil, oferta por R$ 500, mas a empresa divulga no seu site que o valor é R$ 700”, analisa Varella.

Além de ser considerada uma publicidade enganosa, o consumidor pode sair perdendo dinheiro dessas transações. Isto foi constatado na pesquisa quando o Peixe Urbano ofertou cinco sessões de ultralipocavitação (lipoescultura sem cirurgia), mais dez sessões de plataforma vibratória, por R$ 129, e informou que o valor integral era R$ 2.050. Mas, ao visitar a clínica, o Idec descobriu que o mesmo tratamento oferecido pelo Peixe Urbano sai por R$ 99. Ou seja, o valor real é menor do que o promocional divulgado pelo site, o que configura oferta falsa. Por isso, é sempre recomendável entrar em contato com as empresas antes de fechar a compra.

no caso da isenção de responsabilidade, Varella explica que os sites de compras coletivas não querem resolver nenhum problema com relação aos produtos/ serviços que ofertam. “Esses sites participam de todo o processo: fazem a publicidade, anunciam os preços e as características, fazem as transações financeiras e finalizam o pedido. Eles esgotam a cadeia de fornecimento e querem se eximir de qualquer responsabilidade”, condena Varella.  

Sites de compras coletivas negam maquiagem de preços
De acordo com o Correio foram enviadas as denúncias do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para todos os sites participantes da pesquisa. Dentre as queixas mais grave apontadas pelo Idec está o desconto maquiado. O site ClikOn argumenta que não exclusividade sobre os preços. “Os descontos são baseados nos preços sugeridos pelo parceiro, mas não qualquer exclusividade do site quanto ao percentual que será aplicado”.

o site Gropalia afirma que “a equipe faz um estudo da idoneidade dos estabelecimentos, além de comparar preços nos sites de e-commerce para se certificar que o desconto que está oferecendo ao seu usuário é condizente  com o que está sendo informado”.

O site Groupon comentou que as ofertas anunciadas no site não impedem que o fornecedor disponibilize o mesmo desconto: “A natureza dinâmica do nosso modelo de negócio permite que haja casos em que o parceiro possa praticar o preço ofertado no site para outros clientes que não sejam os usuários Groupon”.

o Peixe Urbano desmentiu a pesquisa do Idec: “Não (desconto maquiado). Possuímos uma equipe interna especializada exclusivamente na checagem de veracidade das informações prestadas pelas empresas ofertantes, para assegurar máxima precisão e confiabilidade em todos os detalhes de cada oferta”.