Acorda Cidade
O tema do Doodle do Google desta segunda-feira (9) é a atriz e inventora austríaca, Hedy Lammar. Entre as suas contribuições mais significativas estão a co-invenção, junto ao músico e compositor George Antheil, durante a Segunda Guerra Mundial, do sistema de comunicações para as Forças Armadas dos EUA que serviu de base para o que hoje conhecemos como a telefonia celular (móvel).
Hedy nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena, e morreu em janeiro de 2000, em Altamonte Springs. Ela completaria 101 anos e ganha do Google um vídeo do YouTube com pouco mais de um minuto como homenagem.
Em Hollywood, Hedy recebeu o título de “mulher mais bonita do mundo”. Usando os princípios de notas musicais no piano, Hedy e Antheil criaram um sofisticado aparelho que causava interferência em rádios para despistar radares nazistas, que foi patenteado em 1940 com seu verdadeiro nome: Hedwig Eva Maria Kiesler.
A patente do “frequency hopping” ajudou a criar bases para tecnologias muito conhecidas de todos nós como BlueTooth, GPS e Wi-Fi (todas conexões de rede sem fio). A versão inicial consistia na troca de 88 frequências. A ideia surgiu em frente a um piano quando a dupla ensaiava em dueto e, repetindo em outra escala as notas que tocavam, perceberam que era possível duas pessoas conversarem entre si, mudando frequentemente o canal de comunicação, para despistar padrões. Bastava que fizessem isso simultaneamente.
