Acorda Cidade
 
 
Os consumidores brasileiros devem comprar 2,9 milhões de tablets em 2012, um crescimento de 153% sobre o ano passado, conforme previsão da consultoria IDC Brasil. No terceiro trimestre deste ano, a expectativa é de que 46% dos tablets vendidos no país estejam na faixa de preço abaixo de R$ 500.
 
“Os fabricantes têm explorado justamente a sensibilidade de preço dos brasileiros, que não estão dispostos a gastar muito com um dispositivo que será usado para práticas básicas de consumo de conteúdo”, explica Attila Belavary, analista da IDC.
 
Outro ponto que impulsionou a venda de tablets baratos foi a inexperiência dos consumidores em observar as especificações técnicas dos aparelhos. “Muitas vezes, as características desses tablets não são as mesmas de uma marca tradicional, o que pode levar a uma experiência de uso pior, como menos capacidade de armazenamento e falta de acesso à rede 3G”, acrescentou o analista.
 
Para Belavary, o mercado de tablets está crescendo no mundo apesar da crise econômica internacional, que deixa a confiança do empresário e do consumidor instável. “Temos observado sinais de desaceleração no mercado de PCs. Porém, mercados como o de tablets remam contra a maré, pois vêm crescendo contra todos esses fatores”, diz. As informações são do G1.