
O Observatório Astronômico Antares (OAA), órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está monitorando o cometa C/2025 R2 (SWAN), descoberto no dia 11 de setembro de 2025, utilizando imagens do instrumento Solar Wind Anisotropies (SWAN), administrado pela Nasa.
O monitoramento do cometa faz parte do estudo de propriedades físicas de pequenos corpos do Sistema Solar, um dos projetos desenvolvidos dentro da Rede Astronomia com Pequenos Telescópios – AstroPT.
Para o doutor em Astronomia, Marçal Evangelista, e docente da Uefs, a observação do cometa destaca os estudos voltados para as Ciências Planetárias.
“No Antares nós temos realizado pesquisas científicas envolvendo distintas da Astronomia. O estudo deste cometa faz parte das pesquisas voltadas para Ciências Planetárias, então nós estamos usando os telescópios instalados no observatório para estudar e entender do que os cometas são feitos, como é a evolução da atividade e demais propriedades físicas”, ressaltou o docente.
A Rede AstroPT é um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no edital universal 012/2022, voltado para pesquisa observacional desenvolvida no Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (OAA/MACT- UEFS).
O monitoramento do cometa C/2025 R2 (SWAN) é exclusivo para os pesquisadores inseridos na Rede AstroPT, mas o Observatório Antares conta com outras programações abertas ao público.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.