Acorda Cidade
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (30) que cerca de 11 mil voluntários se cadastraram, em um único dia, para ajudar a medir a qualidade da internet banda larga oferecida no país, segundo levantamento da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). O cadastro foi disponibilizado na quarta-feira (29) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e pelo conselheiro Jarbas Valente, presidente substituto da Anatel.
 
Após o fim das inscrições, em 29 de outubro, a EAQ vai selecionar 12 mil usuários, que receberão um equipamento capaz de medir os parâmetros de qualidade. Caso o número de inscritos supere essa marca, haverá sorteio. Conforme a Anatel, quem não for escolhido, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.
 
Os interessados deverão ter uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadasOi, Net, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Os usuários também deverão utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga e ter uma tomada adicional próxima ao roteador. Além disso, não poderão ser funcionários das prestadoras monitoradas.
 
De acordo com a Anatel, os selecionados não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. A agência também esclarece que o aparelho, chamado “whitebox”, não coleta informações pessoais, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
 
A inscrição dos voluntários deve ser feita pelo site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) (clique aqui para acessar). As informações são do G1.