Acorda Cidade

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta-feira (26), o nível do Sistema Cantareira, que abastece a capital paulista e a Grande São Paulo, subiu pelo terceiro dia seguido.

Na quinta-feira (25) choveu 3,2mm sobre as represas do Cantareira. A precipitação acumulada desde o início do mês foi de 143,2 mm, índice abaixo da média de dezembro de 220,9 mm. Com a chuva, o índice do Cantareira foi de 7,2% para 7,4% nesta sexta. O dado se refere ao volume acumulado, contabilizando a segunda cota do volume morto.

O sistema da Cantareira abastece cerca de 6,2 milhões de pessoas na capital e na Grande São Paulo. No Alto Tietê, que atende 4,5 milhões de habitantes, o volume armazenado também subiu nesta sexta, passando de 11,6% para 11,9%.
A partir de 1° de janeiro, o governo de São Paulo irá aplicar multa para quem aumentar o consumo de água no estado. Quem aumentar em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem gastar mais que 20% vai ter aumento de 50%.

O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".