Brasil
Resultado dos exames de Thiaguinho é divulgado; cantor tem tuberculose
Cantor tem forma não transmissÃvel da doença, informou assessoria. Ele saiu de hospital em SP no domingo e tem licença até 4 de agosto.
Acorda Cidade
Foi divulgado nesta quinta-feira (25) o resultado dos exames de Thiaguinho. Segundo comunicado da assessoria de imprensa do cantor, o diagnóstico é de tuberculose pleural, forma não transmissível da doença.
O boletim médico diz que Thiaguinho "está bem e iniciará o tratamento específico". Em sua conta no Twitter, o cantor comentou o resultado do exame: "Ótimo dia, gente! Ótimas notícias! Obrigado, Senhor! Obrigado, Nossa Senhora Aparecida! Obrigado, Brasil, por tantas orações."
O post foi publicado antes que fosse revelado o resultado para a imprensa. Segundo a assessoria do cantor, ele soube do diagnóstico no fim da tarde de quarta-feira (24). Thiaguinho permanece de licença médica até 4 de agosto.
O diagnóstico foi feito pelo exame de PCR (sigla para Polymerase Chain Reaction), ao extrair um pouco de líquido do pulmão, por meio de uma agulha injetada no meio das costelas, ou pela biópsia da pleura, de acordo com o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.
A tuberculose pleural é uma doença causada por um micro-organismo chamado bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, o mesmo que causa a tuberculose nos pulmões. No caso de Thiaguinho, a doença atinge a pleura, membrana que reveste os pulmões. O cantor pegou a doença pelo ar e terá que se tratar com uma combinação de antibióticos durante cerca de seis meses, segundo o infectologista Adilson Westheimer, dos hospitais Albert Einstein e Heliópolis, em São Paulo.
Cantor saiu do hospital no domingo
Após ficar três dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o cantor Thiaguinho recebeu alta na manhã do domingo (21). O cantor, que teve uma doença pulmonar, foi liberado por volta das 10h20 e beijou algumas fãs que o aguardavam na porta do hospital.
Ele agradeceu aos fãs e à família dele pela força e pelas vibrações positivas. “São nesses momentos que a gente percebe que é amado”, afirmou. Thiaguinho disse que os médicos o trataram "com carinho”.
O cantor contou que começou a sentir dores no peito há pelo menos 10 dias e decidiu ir ao hospital. O infectologista David Uip, responsável pelo tratamento do cantor, afirmou que Thiaguinho tem um processo inflamatório nos pulmões e na pleura (a membrana que envolve os pulmões). “Estamos estudando as causas dessa inflamação. Estão afastadas as doenças malignas. Não tem câncer”, disse o médico neste domingo.
Os médicos indicaram repouso por duas semanas. Por isso, 17 shows que Thiaguinho faria nos próximos dias continuam cancelados, entre eles a participação na Jornada Mundial da Juventude durante a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.
Causa não conhecida
O médico David Uip ressaltou que, durante o período de internação do cantor, foram realizadas uma broncoscopia e a uma pleuroscopia para coleta do material da pleura e do pulmão. O material será avaliado microscopicamente para estudar o processo inflamatório, cuja causa ainda não foi identificada. "Pode ser causada por vírus, bactéria, protozoário, fungo", disse.
Segundo ele, como o diagnóstico ainda não está totalmente fechado, o cantor não está recebendo medicamentos específicos. Thiaguinho toma remédios para tratamento da dor e da inflamação da pleura, o motivo das dores abdominais. Os resultados dos exames que definirão o motivo da doença pulmonar saem de 30 a 45 dias. “O cantor vai voltar a uma vida normal”, disse o médico. As informações são do G1.
Assuntos