Índice Positivo

Refinaria de Mataripe alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024

A empresa ultrapassou os 607 mil metros cúbicos (m³) desse combustível, que abastece aviões e helicópteros equipados de turbina a jato.

Refinaria de Mataripe alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024 Refinaria de Mataripe alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024 Refinaria de Mataripe alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024 Refinaria de Mataripe alcança recorde na produção de querosene de aviação em 2024
refinaria
Foto: Divulgação

A Refinaria de Mataripe, que é administrada pela Acelen, empresa criada para participar da transição energética, encerrou o ano de 2024 com uma marca histórica na produção de querosene de aviação (QAV). A empresa ultrapassou os 607 mil metros cúbicos (m³) desse combustível, que abastece aviões e helicópteros equipados de turbina a jato, turboélices ou turbo-fans. O resultado é 60% maior que os 383 mil m³ obtidos em 2023.

Cristiano da Costa, vice-presidente Comercial e Trading da Acelen, destaca que o aumento na produção é uma boa notícia para o Brasil, já que o país também é um importador de QAV, um produto nobre derivado do petróleo. “Estamos contribuindo diretamente para reduzir a dependência de produtos importados”, ressalta o executivo. Segundo ele, esse aumento da produção permitiu ainda que a companhia pudesse prospectar outros mercados, como a região Norte, e ao mesmo tempo, firmar o atendimento de 100% nos estados da Bahia e Sergipe. “Além de atendermos as distribuidoras do mercado de jet brasileiro, a Acelen também disponibiliza QAV para outros refinadores do país”, complementa Cristiano.

Esse crescimento é mais um bom exemplo do trabalho que a Acelen vem desenvolvendo desde que assumiu a gestão da refinaria há 3 anos. A empresa investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação e revitalização do complexo industrial, resultando em uma maior segurança, competitividade e produtividade. Além disso, a Acelen implementou a transformação digital e a tecnologia da indústria 4.0, o que permitiu ampliar a produção de refinados e a eficiência operacional.

Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen, comenta que um dos diferenciais da Refinaria de Mataripe é o fato de reunir profissionais altamente engajados, qualificados e com excelência na operação e gestão. “Isso é fundamental para atingirmos nosso propósito de ser um agente de transformação no setor de energia e refino. Juntos, seguiremos desenvolvendo o Brasil, garantindo segurança energética com inovação, segurança e responsabilidade ambiental’, comenta o executivo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram