Dia do Nordestino

Paixão nordestina, cuscuz ganha muitas versões que agradam todos os gostos

Derivado do milho, o cuscuz reina na cozinha brasileira e para o seu preparo é usado a fubá ou o flocão do milho.

Paixão nordestina, cuscuz ganha muitas versões que agradam todos os gostos Paixão nordestina, cuscuz ganha muitas versões que agradam todos os gostos Paixão nordestina, cuscuz ganha muitas versões que agradam todos os gostos Paixão nordestina, cuscuz ganha muitas versões que agradam todos os gostos
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Neste dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino. O nordestino é um povo forte, resiliente e fiel em preservar a sua cultura e tradições. A culinária faz parte dessas tradições e alguns alimentos típicos da região Nordeste não podem faltar na mesa de um nordestino raiz. Os sabores são tão marcantes e promovem verdadeiras experiências gastronômicas que até quem não é nordestino se rende as delícias da região.

O milho é um alimento muito importante na cozinha nordestina e sua história começa desde o cultivo nas propriedades rurais que até hoje é muito forte, onde os agricultores se planejam para o plantio e colheita e também todo o beneficiamento deste rico alimento que virou uma pérola da indústria alimentícia e assim cada vez mais há alternativas para o seu beneficiamento.

Foto: Reprodução/Instagram

Derivado do milho, o cuscuz reina na cozinha brasileira e para o seu preparo é usado a fubá ou o flocão do milho. Há quem ainda faça o preparo artesanal, batendo o milho no pilão e para quem quer praticidade encontra nos supermercados diversas marcas e tipos de flocos de milho.

Cada vez mais sendo um alimento muito versátil, o cuscuz pode ser facilmente feito em casa e há quem comercialize o produto em suas mais diferentes versões.

A empreendedora Manuela do Amor Divino, de 41 anos é uma das pessoas que resolveu fazer e vender cuscuz em Feira de Santana. Ela faz o cuscuz em sua casa localizada no bairro Queimadinha e e através do delivery entrega pela cidade toda.

Ela contou ao Acorda Cidade que começou a trabalhar com alimentação em 2018 vendendo churrasquinho, feijoada, fato e que em 2021, por incentivo do filho que gosta muito de cuscuz, decidiu acrescentar o cuscuz no cardárpio.

Ela disse que atualmente o cuscuz é o carro chefe do seu empreendimento, também vende o pirão de aipim e aos finais de semana vende ainda feijoada, lasanha e fato.

Foto: Arquivo Pessoal

“Comecei a fazer o cuscuz temperado de banana da terra e frango e esse é o que mais sai. Temos várias opções e o cliente pode montar o seu cuscuz como quiser, escolhendo os acompanhamentos do cardápio. Geralmente as pessoas pedem com muitos acompanhamentos e tenho porção individual, para duas ou três pessoas”, disse.

Manuela afirmou que gosta de trabalhar com a massa de flocão e que vende cuscuz de R$20, R$30. Ela atende das 8h às 21h e mais informações podem ser adquiridas através do instagram @75pointdamanu