Um ônibus articulado do transporte público de Campinas (SP) caiu do Viaduto Miguel Vicente Cury, no Centro de Campinas (SP), deixou um passageiro morto e outros 22 feridos no início da manhã desta terça-feira (23).
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o motorista do coletivo não conseguiu fazer uma curva e perdeu o controle da direção. O atendimento foi feito pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na queda, de cerca de quatro metros de altura, o ônibus caiu sobre um outro carro de uma empresa de segurança privada que estava estacionado. Dois vigilantes estavam no veículo, mas não tiveram ferimentos e passam bem. O veículo caiu na parte externa do viaduto. Do lado interno ficam o terminal central de ônibus e parte das bancas do camelódromo da cidade.
Passageiro arremessado
O passageiro que morreu se chamava José Antônio da Silva, de 45 anos. Ele foi arremessado para fora do coletivo e não resistiu aos ferimentos. "Eu tinha esperança de encontrar meu marido vivo", desabafou a esposa Kelly Cristina Fidêncio. O corpo foi removido pela Setec, autarquia responsável pelo serviço funerário municipal, e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas.
Os 22 passageiros feridos foram atendidos pelo Samu e levados para as unidades de pronto-atendimento São José e Centro, além dos hospitais Ouro Verde e Beneficência Portuguesa. O boletim médico das vítimas não havia sido divulgado até esta publicação.
Acidente
As causas do acidente estão sendo investigadas. A assessoria de imprensa da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Transurc) informou que o ônibus envolvido no acidente transportava cerca de 40 pessoas e que era a primeira viagem do dia. O veículo tem capacidade para transportar 43 passageiros sentados. O coletivo passou por vistoria obrigatória no dia 4 de junho e por manutenção preventiva no dia 18 de julho, e que não apresentava problemas mecânicos, de acordo com a Transurc. As informações são do G1.