Brasil

'Noronha prova que isolamento social é o único remédio contra a Covid-19', diz administrador da ilha

Fernando de Noronha zerou os casos de coronavírus na sexta-feira (8).Neste sábado (9), os últimos casos suspeitos deram resultado negativo.

Acorda Cidade

Fernando de Noronha zerou os casos de Covid-19 na sexta-feira (8), todos os 28 infectados com o novo coronavírus tiveram cura clínica. “Noronha prova que o isolamento social é o único remédio contra a Covid-19”, disse o administrador da ilha, Guilherme Rocha.

Sábado (9) foram divulgados os resultados dos últimos quatro casos suspeitos de Covid, que testaram negativo. O governo decretou no dia 20 de abril a quarentena, que na prática é o mesmo que o chamado 'lockdown'. As restrições para circulação pelas ruas vigoraram até domingo (10).

“A partir de segunda-feira (11), seguiremos as regras de isolamento social que estão em vigor nas cidades do estado. Vamos publicar uma cartilha com informações de comportamento para a população. Haverá uma flexibilização, mas é preciso seguir as orientações”, explicou Rocha.

Os moradores estão proibidos de entrar na ilha desde o dia 5 de abril. O administrador ainda não sabe quando essas pessoas podem retornar.

“Nós sabemos da ansiedade dos moradores, mas é preciso agir com responsabilidade. A situação no continente está difícil e qualquer deslize provocar uma segunda onda da Covid-19. Estamos estudando as etapas de reabertura de Noronha”, afirmou.

Turismo

O turismo em Fernando de Noronha está fechado desde o dia 21 de março. Não há previsão para a volta dos visitantes. “Não há perspectiva. A volta do turismo depende do continente. Seria irresponsável dar uma data sem saber quando a situação restante do Brasil vai melhorar”, disse o administrador.

Um estudo epidemiológico será realizado em Noronha com a realização de 900 restes para a Covid-19. Guilherme Rocha informou que aguada a chegada do material para início do trabalho na próxima semana.

Fonte: G1