Brasil

Médicos de São Paulo vão a Goiânia avaliar transferência do cantor Pedro

Equipe se reunirá com médicos do IOG e familiares, na manhã desta quinta. Processo de remoção até a capital paulista deve durar cerca de duas horas.

Acorda Cidade

Uma equipe médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, está a caminho de Goiânia para avaliar juntamente com o corpo clínico do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) a transferência do cantor Pedro Leonardo Dantas, filho do sertanejo Leonardo, para a capital paulista, nesta quinta-feira (26).
 
De acordo com o médico e diretor da UTI do IOG, Wandervan Azevedo, os médicos deverão chegar por volta de 8h30, quando discutirão a remoção do cantor: “Nós vamos nos reunir para avaliar essa transferência, que é um pedido da família e nós vamos obedecer. Então, é um processo bem delicado, afinal, o Pedro, apesar das melhoras apresentadas, é um paciente muito grave e precisamos fazer toda uma logística para transferi-lo”.
 
O médico explicou também que as drogas que o mantêm sedado deverão ter doses aumentadas para a segurança do paciente durante o trajeto.
 
Azevedo explica como deverá ocorrer o processo de remoção. “O trajeto do hospital até o aeroporto, onde está a UTI aérea, deve durar cerca de 15 minutos e contará com ajuda de batedores da polícia. Do aeroporto de Goiânia até São Paulo, o percurso deve ser de cerca de uma hora, e de até o Sírio Libanês mais uma meia hora. Além disso, quatro médicos irão acompanhá-lo dentro do avião”, explicou.
 
Pedro Leonardo sofreu um acidente de carro na sexta-feira (20), que resultou em diversas lesões, entre elas um edema – inchaço – no cérebro. Desde então, está mantido em coma induzido, para manter o cérebro tanquilo até que volte ao tamanho normal.
 
Melhora clínica
 
Apesar da gravidade do caso, Pedro, segundo os médicos, tem apresentado melhoras e evoluído dentro do quadro. Exames mostraram a diminuição do edema cerebral e uma melhora no pulmão. Devido a uma insuficiência renal, Pedro ainda passou por duas sessões de hemodiálise, com duração de oito horas cada uma, e, segundo o médico, respondeu ao procedimento sem complicações.
 
Esperança
 
Em uma visita, na tarde de quarta-feira (25), o primo e parceiro Thiago, se mostrou bastante esperançoso ao confirmar que Pedro havia apertado a mão dele e da tia Mariana. De acordo com Thiago, Pedro também derramou uma lágrima durante a visita. "Fiquei feliz demais quando ele deu aquela mexida no braço e brotou a lágrima nos olhos", afirmou o cantor.
 
Thiago estava acompanhado da mulher de Pedro, a arquiteta Thais Gebelein, 28 anos. "Vou entrar agora, estou entrando com ótimas notícias e de novo eu venho a pedir muita ", disse a jovem na chegada ao hospital. As informações são do G1.