Acorda Cidade
Um médico cubano do programa "Mais Médicos" abandonou o posto em que trabalhava na cidade de Pongaí, interior de São Paulo, esta semana, e deixou uma carta de despedida para os colegas e pacientes agradecendo o período em que ficou no emprego e afirmando que iria tentar a vida nos Estados Unidos.
De acordo com o G1, Jesus Brito Vargas trabalhava no posto de saúde da família há dois anos. Na última segunda-feira (8), ele informou que estava passando mal e não foi trabalhar, na terça o médico não apareceu e não informou o motivo da ausência. Colegas chegaram a ir até a casa do profissional e chegando no local encontraram a carta.
“Estou indo embora, pois eu não queria voltar para Cuba, pois muitas vezes expliquei para você a situação que Cuba tem com a economia e não consegui ficar no Brasil. Eu tinha que ir embora em fevereiro ou março do ano próximo e eu não queria voltar para Cuba, porém tive que tomar a decisão de ir embora para os Estados Unidos", escreveu o médico cubano na carta.
Ainda segundo o G1, o caso foi informado pela prefeitura ao Ministério da Saúde, que comunicou que as vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades selecionadas por edital são repostas por meio de chamadas trimestrais. No caso dos médicos cubanos, a substituição é feita diretamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com o governo de Cuba.
Foto: Reprodução / TV TEM
