Acorda Cidade

O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, se envolveu em uma polêmica nesta sexta-feira (11) por conta de uma foto que postou no Instagram a favor da publicidade infantil. A imagem trazia uma criança segurando um cartaz favorável à manutenção deste tipo de propaganda. 
 
Na última semana, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou uma resolução que considera abusivo o direcionamento de publicidade para crianças. A decisão foi mal recebida no mercado publicitário, que considera que isso na prática acaba com a publicidade infantil no país.

 
Maurício de Sousa se posicionou contra a proibição – ele tem uma grande linha de produtos licenciados na maior parte visando o público infantil. O que causou as críticas, no entanto, foi o uso de uma foto de uma criança.
 
Nos comentários da própria foto, muitas falas condenando. "Você não precisa deste artifício, Maurício". Outro foi ainda mais crítico: "Este pedido é tudo por causa de dinheiro", escreveu. “Como sempre valorizei a voz das crianças, fiz por impulso, mas isso gerou interpretações errôneas", explicou o cartunista. "Minha empresa faz, sim, publicidade de produtos que levam a marca dos meus personagens. Mas de maneira responsável e criteriosa", disse à Folha. Com a repercussão, ele excluiu a imagem. As informações são do Correio.