Acorda Cidade
Em Caruaru-PE, que fica a 800 km de Feira de Santana, o repórter Ed Santos viu pelas ruas da cidade e nas rodovias os veículos Toyotas alongados, que transportam passageiros para as feiras livres, todos os sábados. Eles substituem o transporte regular de passageiros.
Na boléia da velha Toyota, modelo Bandeirante, pelo menos uma dezena de viajantes (homens, mulheres, crianças e idosos) espremem-se ao lado de caixas e sacos de mantimentos, roupas, verduras e cestos carregados com galinhas.
No interior de Caruarú é raro ver um ônibus transportando passageiros. Segundo comerciantes, que não quiseram gravar entrevistas, poucos ônibus fazem o transporte regular de passageiros.
Além de ocupar o lugar de empresas tradicionais de ônibus, os "jipões" respondem por uma parcela crescente da economia de alguns municípios da região, onde são transformados e alongados em oficinas de fundo de quintal. Só em Brejo são 20 delas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O alongamento do Bandeirante é um fenômeno. De maneira semi-artesanal, os chassis são esticados em um metro e a capacidade original, no caso dos jipes, passa de cinco para 12 passageiros, enquanto o volume de carga é ampliado em até uma tonelada.
No município existem quase 1.300 Toyotas em circulação, cadastradas pela Associação dos Toyoteiros.Com um custo que varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por transformação, as oficinas da região pernambucana modificam quase que 50 veículos por mês.
A outra coisa que chamou a atenção do repórter do programa Acorda Cidade, foi a belíssima pista que liga Caruarú a Campina grande (PB). A pista está sendo construída sem cobrar pedágio, enquanto na BR-324, que liga a capital baiana e Feira de Santana, o pedágio já estava sendo cobrado antes de finalizar a recuperação da rodovia.