Brasil

Fotógrafo registra passagem de estação espacial pelo céu de Brasília

ISS é espécie de laboratório para pesquisas espaciais a cerca de 400 km de altitude. Astrofotógrafo Leo Caldas capturou 60 imagens sobrepostas, na noite deste sábado (14).

Fotógrafo registra passagem de estação espacial pelo céu de Brasília Fotógrafo registra passagem de estação espacial pelo céu de Brasília Fotógrafo registra passagem de estação espacial pelo céu de Brasília Fotógrafo registra passagem de estação espacial pelo céu de Brasília

Acorda Cidade

Em meio ao colorido das luzes do Congresso Nacional, o fotógrafo Leonardo Caldas registrou a passagem da estação espacial internacional, também chamada de ISS – da sigla em inglês International Space Station – sobre o céu de Brasília, na noite deste sábado (14).

A ISS é uma espécie de laboratório tripulado para pesquisas espaciais. A estação foi lançada no ano de 1998, em operação conjunta de 14 países e corta o céu a cerca de 400 km de altitude, podendo ser vista a olho nu, sem necessidade de aparelhos profissionais (entenda mais abaixo).

A passagem pelo Distrito Federal ocorreu às 18h34. Com a câmera fotográfica, usando a lente "olho de peixe" – que deixa a imagem arredondada –, o astrofotógrafo capturou 60 imagens e, no computador, fez a sobreposição dos registros. No resultado, é possível observar o trajeto da estação espacial.

A ISS leva uma hora e meia para dar uma volta ao redor da Terra. Em um dia, o equipamento completa 15 voltas, mas a visão só é possível por poucos minutos, já que a visibilidade depende da posição solar.

A próxima passagem por Brasília ocorre na segunda-feira (16), às 18h37. O evento no céu pode ser acompanhado no site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.

Fonte: G1