Emissão de CPF pela internet em fevereiro

Emissão de CPF pela internet em fevereiro Emissão de CPF pela internet em fevereiro Emissão de CPF pela internet em fevereiro Emissão de CPF pela internet em fevereiro

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, anunciou nesta quinta-feira (21) que a população poderá solicitar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) na página do órgão da internet. O objetivo, segundo ele, é que o serviço esteja disponível antes do fim do mês de fevereiro.

Sem CPF, o contribuinte não pode abrir crediários, renovar o passaporte, pedir empréstimos ou efetuar qualquer tipo de contrato bancário, participar de concurso público ou retirar prêmio de loterias.

Nós fizemos mudanças importantes e estamos concluindo a última etapa que será o CPF online, que brevemente entrará em produção no portal do contribuinte. Ele já pode tirar certidão negativa, imprimir o DARF, fazer o pagamento, consultar a malha […]. E o último fechamento desta reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro, disse Cartaxo.

Como funciona hoje
Atualmente, para tirar o CPF o contribuinte tem de ir às agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar uma taxa de R$ 5,50.

A população pode ainda recorrer às entidades conveniadas, sem o pagamento de taxas. Neste caso, porém, as pessoas não recebem o documento em si; elas têm o número do CPF inserido na cateira de identidade ou recebem um comprovante de inscrição e situação cadastral.

Informações do G1