Em um cenário cada vez mais dominado pela inteligência artificial e robotização, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – Sinttel Bahia destaca a importância dos teleoperadores, profissionais mais conhecidos como atendentes de telemarketing. Em alusão ao Dia do Teleoperador, celebrado em 4 de julho, o Sindicato ressalta o papel desses profissionais.
“Precisamos desconstruir essa concepção de que o operador de telemarketing é inconveniente. São profissionais qualificados, mas acima de tudo, pessoas trabalhadoras que estudam, criam seus filhos, sustentam suas famílias e constroem este país resolvendo os problemas da sociedade. Gente que merece todo o respeito”, defende Gildomar Santana, dirigente sindical.
Frequentemente alvo de queixas e reclamações devido a práticas abusivas de algumas empresas, o teleoperador acabou maculado de “vilão das ligações”. No entanto, o Sindicato ressalta que é esse “pseudo vilão” desempenha funções importantes na sociedade, mesmo lidando com diversos temperamentos, assédio moral no trabalho e dificuldades.
“Os teleoperadores atendem e orientam em casos de violência e questões de Direitos Humanos; evitam fraudes com bloqueio de linhas, aparelhos celulares e cartões de crédito em casos de perda ou roubo; salvam vidas através do pronto atendimento para órgãos como Samu, Bombeiros e Polícia Militar, o que demonstra a importância profissional e os impactos positivos para a sociedade”, explica.
Redução de vagas
A crescente robotização tem levado a uma drástica redução de vagas no setor de Telecom. O Sinttel Bahia alerta para a desvalorização e precarização das condições de trabalho. De acordo com a entidade sindical, somente nas cidades de Salvador e Feira de Santana, locais onde estão as maiores empresas de Teleatendimento, houve uma redução de cerca de 10 mil teleoperadores nos últimos anos.
Além da diminuição no número de vagas, a categoria enfrenta atrasos no pagamento de salários, benefícios como tíquete alimentação e vale-transporte, além de calotes em verbas rescisórias para trabalhadores demitidos. As negociações dos Acordos Coletivos também se tornaram cada vez mais desgastantes, com empresas postergando a renovação e buscando aplicar o mínimo reajuste possível.
Assédio Moral
Mesmo com todas as ações de combate do Sinttel Bahia junto aos órgãos de defesa do trabalhador, a prática de assédio moral é uma grande questão no setor de Call Center e se manifesta em cobranças excessivas pelo cumprimento de metas, pelo tempo médio de atendimento, tempo de utilização do banheiro, dentre outras. A necessidade de resultados em curto espaço acaba por gerar transtornos emocionais nos trabalhadores.
Sobre o Sinttel Bahia
O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. O Sinttel Bahia representa os trabalhadores em telefonia móvel, fixa, banda larga e teleatendimento (trabalhadores em call center). A sede do Sinttel Bahia fica localizada na Rua Bela Vista do Cabral, nº 247, Nazaré, Salvador Bahia.
Com 81 anos de história, o Sinttel Bahia é um sindicato de vanguarda que sempre atuou ativamente em momentos decisivos da história política do Brasil e da classe trabalhadora. Seus dirigentes lutaram bravamente contra a ditadura militar e contra a as privatizações – sobretudo a do Sistema Telebrás – que atingiu os trabalhadores telefônicos.
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