Brasil

Correios assina contrato com ABDI para retomar inovação na estatal

Objetivo é o desenvolvimento de solução baseada em Inteligência A. e Big Data.

correios
Foto: Agência Brasil

Os Correios firmaram, na quinta-feira (27), contrato com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para ter assessoria técnica especializada na contratação do desenvolvimento de solução baseada em Inteligência Artificial e Big Data. O objetivo final é modernizar a malha de transportes da empresa usando o Hubtec da ABDI, primeiro escritório de encomendas tecnológicas do Brasil.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a inovação é fundamental para a empresa, tanto do ponto de vista de aumento de eficiência e produtividade, quanto da redução de custos, aumento de receita, oportunidade de novos negócios.

“Estamos retomando a inovação nos Correios, que havia sido suspensa no governo anterior, durante o processo de privatização da estatal. Com a retirada da empresa da lista de privatizações pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de mandato, iniciamos um processo de recuperação da estatal. A inovação é essencial no nosso projeto e ninguém melhor que a ABDI para nos auxiliar nessa jornada, que vai se refletir em ganhos para os clientes da empresa e para o Brasil”, destaca o executivo.

“É um orgulho dar apoio técnico a uma empresa como os Correios, uma empresa que une o país, que faz com que o país ande junto”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Capelli. “Os Correios estão fazendo história, não só para a própria estatal, mas para o país, para as empresas públicas e para a administração pública”, avaliou ele.

A assinatura do contrato ocorreu durante o Inova Correios, evento de inovação e tecnologia da estatal, que aconteceu no auditório do Edifício-Sede da empresa, em Brasília, quando também foi lançado um Selo Personalizado simbolizando a parceria. O Inova Correios também contou com palestras de Bruno Portela, especialista em compra pública para inovação; e André Rauen, especialista em encomendas tecnológicas e líder do HUBTEC/ABDI.

Sobre os Correios

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções acessíveis, confiáveis e competitivas. Presente em 100% dos municípios do País, a estatal realiza a importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional, por meio da maior infraestrutura logística do Brasil: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados.

Sobre a agência

A ABDI é um Serviço Social Autônomo criado a partir da Lei Nº 11.080 em dezembro de 2004. Desde então, a agência formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional e atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

Por meio do Hubtec, a ABDI utiliza a capacidade paralegal e técnica da Agência para dar segurança aos entes públicos no processo de contratação das encomendas tecnológicas, com o objetivo de utilizar o poder das compras públicas como instrumento de estímulo à inovação no Brasil. É o que a parceria vai oferecer aos Correios: conhecimento e segurança na contração de inovação com objetivo de aumentar a produtividade da estatal, superar gargalos e melhorar o serviço prestado aos consumidores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MARIA DE FATIMA

Os correios era para estar privatizado há muito tempo. Esse tipo de serviço não é serviço e função do estado.