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O campeão de ligações indesejadas. É dessa forma que o Brasil é classificado pelo Ranking da Truecaller de 2019, uma empresa sueca que oferece serviço de bloqueio de chamadas. Cada brasileiro recebeu, em média, 45,6 ligações de spam por mês no ano passado. Em 2018, esse número era de 37,5. O serviço considerou a análise de 116 bilhões de chamadas não identificadas pelo aplicativo.
A maior parte do problema no país, segundo o levantamento, são as ligações de provedores ou operadoras. Elas subiram de 32% para 48% em 12 meses. Como de praxe, nesse tipo de comunicação as empresas buscam vender outros planos e condições especiais. Essas chamadas, contudo, muitas vezes são abusivas e voltam a acontecer, mesmo que o consumidor peça para encerrar a comunicação.
Os serviços financeiros, as fraudes e o telemarketing respondem, respectivamente, por 13%, 26% e 13% dos registros. Peru, Indonésia, México e Índia são os países que seguem o Brasil nessa lista nada agradável. Eles registraram uma média de 30 a 25 ligações indesejadas por mês para um único indivíduo. Os dados coletados pelo app são anônimos e dizem respeito às chamadas marcadas pelos usuários como spam.
Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou no ar um serviço chamado Não Perturbe, para que o cliente pudesse dizer que não deseja ser importunado pelas operadoras. Entrando no site naomeperturbe.com.br o cliente pode solicitar o bloqueio de chamadas. A empresa que desrespeitar pode ser multada em até R$ 50 milhões. Caso a regra seja ignorada, o cidadão pode fazer uma reclamação pela central telefônica da Anatel, no número 1331.
No primeiro dia da plataforma, já foram cadastrados 845 mil números de telefone. O serviço promete livrar os consumidores em um prazo de até 30 dias após a solicitação. O número de queixas recebidas pela Anatel foi de 27 mil em 2018, 17% a mais do que em 2017.
Na plataforma, o cliente cadastra seu número e seleciona a operadora ou os serviços sobre os quais não deseja receber ligações. Antes, era possível não receber chamadas de telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura. Desde o começo deste ano, o cidadão também pode escolher não ser importunado por instituições financeiras. A novidade foi uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC). O mesmo prazo de 30 dias vale para os bancos. Depois do cadastro, as instituições financeiras não podem realizar ofertas de crédito consignado por meio de ligações. O bloqueio é válido por um ano.
Além da opção de bloquear os números por meio de aplicativos e pelo serviço Não Perturbe, também é importante destacar que os principais fabricantes já possuem uma função nativa nos celulares para o bloqueio de chamadas, tanto no Android como no iPhone.