Acorda Cidade
Viajar está no topo da lista de lazer de grande parte das pessoas em todo o mundo. Seja para visitar parentes ou conhecer lugares e culturas diferentes, colocar o pé na estrada é uma das experiências que os brasileiros estão valorizando cada vez mais.
E na hora de escolher como irá se deslocar de um lugar ao outro, as escolhas estão cada vez mais diversas, assemelhando-se cada vez mais à grande diversidade de destinos disponíveis.
Segundo o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizado recentemente pelo Ministério do Turismo, o transporte viário ocupa o terceiro lugar em preferência de locomoção dos brasileiros para os próximos seis meses, com 15,9% de intenções de viagem.
Em 2015, segundo o mesmo estudo, no mesmo período esse número não passava dos 7,2%, o que mostra que a preferência por viajar de ônibus está crescendo no país.
Mas o que pode explicar essa grande mudança em um período de tempo tão curto? Em comparação com outros meios de transporte muito escolhidos, como o carro e o avião, o ônibus possui vantagens que estão conquistando cada vez mais adeptos às rodoviárias.
Benefícios em viajar de ônibus
O valor fixo no preço das passagens, com apenas um ou dois reajustes anuais está, sem dúvidas, entre as maiores vantagens em optar por fazer a sua viagem usando o ônibus.
Como os preços não oscilam, o cliente não precisa começar a pesquisar os bilhetes com muita antecedência nem repetir a procura com frequência, o que o deixa mais tranquilo e seguro quanto ao orçamento destinado à viagem.
Não existem taxas muito altas para embarque e, mesmo quando o viajante perde o ônibus e precisa remarcar a viagem, o valor cobrado é bem menor do que o praticado em companhias aéreas. Caso seja possível remarcar o bilhete com até três horas de antecedência ao embarque, nenhuma multa é cobrada.
Cada vez mais empresas, como a Viação Reunidas, estão disponibilizando facilidade e conforto em seus veículos, e está se tornando mais comum encontrar ônibus com sinal de internet Wi-Fi disponível; bem como como poltronas muito confortáveis e com reclinação, que permitem um bom descanso até chegar ao local de destino.
A preparação para a viagem e o limite de bagagem são outros dos benefícios em escolher o transporte viário ao invés do carro ou avião. O passageiro precisa chegar à plataforma com apenas 30 minutos de antecedência e as limitações de peso e tamanho para as malas são bem maiores, sejam as de mão ou as transportadas no bagageiro.
Na hora de escolher o tipo de poltrona, o viajante que opta pelo ônibus tem várias opções – como a convencional, semi-leito e leito, que variam a reclinação das poltronas para que o passageiro escolha a melhor alternativa considerando a duração do percurso e a sua necessidade de descanso.
O entretenimento também está sempre presente nos ônibus durante a viagem. Diversas frotas são equipadas com televisores que transmitem filmes para que os passageiros se distraiam durante parte do percurso.
Tomadas, cabos USB para carregar eletrônicos e até mantas e lanches são disponibilizados aos clientes que optam por viajar em poltronas de leito em algumas companhias, para transformar a experiência da viagem em um sinônimo de conforto.
E quem pensa que ainda é preciso se deslocar até a rodoviária para adquirir a sua passagem está muito enganado. Grande parte das companhias viárias atualmente oferecem a opção de adquirir a sua passagem on-line, no site da empresa, e retirá-la no dia da viagem com um voucher no guichê.
Também é possível comparar os preços oferecidos por diferentes companhias para um mesmo trajeto utilizando ferramentas como a Clickbus, que permite ao passageiro encontrar a melhor companhia e realizar a compra da passagem, embarcando de forma cômoda e tranquila no dia de sua viagem.