Brasil

Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro

Prova de vida deixou de ser obrigatória durante a pandemia, mas presidente justificou que estender o prazo poderia levar a pagamentos indevidos.

Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro Bolsonaro veta suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro

Acorda Cidade 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, aprovada pelo Congresso, que dispõe sobre medidas alternativas para os beneficiários da Previdência Social durante o estado de calamidade pública da pandemia, mas vetou o dispositivo o que suspende até 31 de dezembro deste ano a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A sanção com o veto foi publicada na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU). O projeto foi aprovado pelo Congresso no dia 11 de agosto.

Na justificativa do veto, Bolsonaro escreveu que o estado de emergência em saúde pública, gerado pela pandemia, “não é motivo para suspender a prova de vida”. Segundo ele, “existem diversos meios para a realização da prova, com prazo escalonado. A suspensão da comprovação levaria ao pagamento indevido de benefícios”.

Bolsonaro alegou também que o texto traz medidas alternativas para a realização da prova de vida e que, por esse motivo, foi feita a opção de vetar a suspensão total do procedimento até o fim do ano. Entre as alternativas estão:

– bancos deverão usar sistemas de biometria para realizar a prova de vida dos segurados;

– bancos também deverão dar preferência máxima de atendimento para os beneficiários com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção;

– prova de vida pode ser realizada por representante legal ou por procurador do beneficiário, legalmente cadastrado no INSS.

Prova de vida

O procedimento de prova de vida estava suspenso desde março do ano passado, para não expor o segurado ao risco do contágio por Covid-19, mas voltou a ser exigido em junho deste ano. A prova de vida deve ser feita anualmente nos bancos onde o segurado recebe o pagamento ou nas agências do INSS.

Fonte: Bahia.Ba