Acorda Cidade

Um apagão deixou grande parte do estado sem energia na tarde de sábado (15). De acordo com a Eletrobras Distribuição Alagoas, um problema na subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no município de Messias, teria prejudicado o fornecimento de energia em pelo menos cinco regiões do estado por volta das 16h (hora local). O abastecimento só foi restabelecido cerca de uma hora depois.
 
De acordo com a Eletrobras, a subestação onde houve o problema é responsável pelo fornecimento de energia para quase todo o estado. Tiveram o abastecimento comprometido as regiões do Baixo São Francisco, Litoral Sul, Região Metropolitana de Maceió, Litoral Norte e Agreste.

Segundo o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira, o defeito na subestação foi imediatamente isolado e toda a instalação religada cerca de 40 minutos depois. "Vamos apurar rigorosamente para saber o que provocou este defeito. É uma ocorrência atípica e vamos trabalhar para que o problema não se repita", justifica Bandeira.
 
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou não ter sido notificada sobre a ocorrência de apagão em outros estados na tarde deste sábado. Entretanto, a Chesf confirma que o problema afetou momentaneamente o fornecimento do município sergipano de Santana do São Francisco, que faz divisa com Alagoas.
 
A Eletrobras divulgou uma nota à imprensa esclarecendo o problema. Leia a nota na íntegra:

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na tarde deste sábado (15), em Alagoas, foi motivada por um defeito no sistema de 500kV, associado à subestação da Chesf, localizada no município alagoano de Messias. A causa está sendo analisada pela Chesf.
 
É dessa subestação que a distribuidora recebe a energia e fornece para grande parte do Estado. Com isso houve interrupção no fornecimento em municípios do Baixo São Francisco, parte do Agreste, Litoral Norte e região metropolitana de Maceió.A ocorrência foi registrada às 15h53 e a partir das 16h30 a distribuidora iniciou a recomposição das cargas. Neste momento o sistema elétrico já está normalizado.
 
Fonte: G1.