Acorda Cidade

Uma falha em uma linha de energia, que liga o Norte ao Sudeste, provocou a falta de energia em partes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste na tarde deste terça-feira (4).
 
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda não se sabe quantas pessoas foram afetadas pelo problema, que aconteceu por volta das 14h. De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois.
 
Em nota ao G1, o ONS informou que a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO e provocou a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).
 
Ainda de acordo com o comunicado, para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
 
O Ministério de Minas e Energia convocou uma entrevista coletiva para as 17h, a fim de prestar informações mais detalhadas sobre a ocorrência 
'Risco zero'.
 
Na segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que apesar da falta de chuvas e a queda dos níveis dos reservatórios de hidrelétricas, existe risco "zero" de um apagão no país.
 
Segundo o ministro, o governo já estuda novas medidas para evitar que a conta pelo maior uso das usinas térmicas e devido à alta no valor da energia seja repassada de uma vez aos consumidores.