Acorda Cidade
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), por meio do programa Água Saudável, entregaram 6.600 filtros de água para distribuição em 66 cidades da Bahia, durante evento realizado, nesta terça-feira (14), no auditório da Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. Os filtros são destinados a famílias cadastradas por agentes comunitários de saúde nas áreas carentes de saneamento básico e esgotamento sanitário, onde há proliferação de doenças como verminose.
A coordenadora do Serviço Social das VSBA, Tânia Nogueira, ressaltou que o compromisso é sempre contribuir com a implementação das políticas públicas. “É necessário entender que a entrega dos filtros é alinhada com as visitas às comunidades. Para receber o filtro, a família recebe visitas de profissionais de saúde que falam da importância da água filtrada para a diminuição da mortalidade infantil”, afirmou.
Segundo a primeira-dama de Potiraguá, Agda Lúcia Santos, as ações voltadas para a população menos favorecida, como o Água Saudável, devem ser prioritárias para cada gestor. “Trabalhar para quem mais precisa deve ser o principal objetivo de cada gestor, e esse programa leva um pouco mais de saúde para essa população carente”.
O evento contou com a presença das primeiras-damas dos municípios beneficiados, que participaram de uma palestra da médica Nádia Tiúba sobre a importância da água e a maneira correta de filtrá-la, dos cuidados e limpeza com a vela do filtro, principalmente para evitar verminose, diarreia e outras contaminações. O Programa Água Saudável foi implantado, em 2007, pelas Voluntárias Sociais para que gestores e as lideranças comunitárias realizem ações educativas, junto aos profissionais de saúde, informando sobre a importância da melhoria da água consumida pela população.