Acorda Cidade
Pelo menos 59 entidades dos setores público e privado também aderiram ao Movimento “Maio Amarelo”. A concessionária ViaBahia formalizou a adesão na manhã desta quinta-feira (7). O movimento visa debater o tema “acidentes de trânsito” através de ações no mês de maio.
Além da ViaBahia , participam da campanha a Câmara Municipal de Salvador, o Banco do Brasil, Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), APLB Sindicato, Hemoba, Fundação Bradesco, Faculdade Rui Barbosa, Shopping Barra, Polícia Militar, Secretaria de Transportes de Camaçari e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de associações ligadas ao transporte.
“Ficamos muito honrados em fazer parte desta ação, uma vez que lidamos com o desafio diário de atendimento aos usuários que trafegam pelas rodovias sob nossa administração (BR-324 entre Feira de Santana e Salvador e BR-116 Sul, entre Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais). Este movimento vem reforçar ainda mais nossas campanhas de combate à redução de acidentes e de feridos e tenho certeza que poderemos contribuir muito para as questões apresentadas nele”, garante o presidente da ViaBahia , Paulo André.
“Já estamos na mídia e nas redes sociais, divulgando a mensagem que alerta para o comportamento do cidadão ao volante. Vamos realizar ações educativas na capital e em dez cidades do interior, para estimular a participação de toda a sociedade. Mais de 50 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano, um número assustador, que traz insegurança à população e precisa ser combatido”, ressaltou Maurício Bacelar.
Movimento “Maio Amarelo”: Por que maio?
Foi em 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e pediu uma força tarefa junto aos países membros dessa entidade para convergirem esforços até 2020 ao tema multidisciplinar que é o trânsito e suas consequências, que engloba saúde, educação, transportes.
Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” deve promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.