
A Câmara Municipal de Itabela suspendeu o exercício parlamentar do vereador Lucas Lemos (União) nesta sexta-feira (14). A decisão foi anunciada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município.
De acordo com o portal Radar News, parceiro do Acorda Cidade, o afastamento atende ao pedido da Vara do Crime, Júri, Infância e Juventude da Comarca de Itabela, que determinou o afastamento imediato do vereador após ele ser preso em flagrante na última terça-feira (11) por associação ao tráfico.
Pelo decreto, o exercício do mandato de Lucas de Souza Lemos está suspenso a partir da publicação do ato, incluindo o afastamento de todas as prerrogativas, direitos e deveres inerentes ao cargo, além da suspensão do pagamento de subsídios, salvo determinação judicial em sentido contrário.
Ainda segundo o Radar News, também foram afastados das suas funções dois assessores vinculados ao gabinete do vereador, pelo mesmo período. A medida, segundo o despacho judicial, busca garantir a lisura das investigações, evitando influências sobre testemunhas ou qualquer intercorrência que possa comprometer o andamento do processo.
Caso o titular permaneça impedido de exercer as funções no prazo de 60 dias, o primeiro suplente, Luan de Martins (União), deverá ser convocado oficialmente no dia 14 de janeiro de 2026, conforme estabelece o artigo 43 da Lei Orgânica do Município.
Quando foi preso, Lucas Lemos estava na casa de Patrick André de Oliveira, 26 anos que era alvo de busca e prisão pela polícia. Na ação Patrick morreu.
No local o parlamentar estava também com sua companheira. Foram apreendidos um tablete de cocaína de 255 gramas e 18 pinos da droga.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.