Acorda Cidade

Duas propostas da deputada Luíza Maia, do Partido dos Trabalhadores (PT), aprovadas esta semana na Assembleia Legislativa, podem diminuir o valor do pedágio cobrado nas estradas baianas.

A primeira proposta é para que os motoristas que usam o pedágio tenham desconto no IPVA. Segundo o documento, o motorista que trabalha no Polo de Camaçari, por exemplo, e paga pedágio todos os dias, gasta R$ 1 mil ao final de um ano. Ao apresentar os recibos, ele receberia 30% do valor, ou seja, R$ 300 de desconto no IPVA.

A deputada entende que há bi-tributação, já que o dinheiro do IPVA deve ser usado para melhorar as rodovias e o pedágio também deve destinar recursos para reparar a estrada. O motorista estaria então pagando duas vezes pela mesma coisa.

A outra proposta é mais simples, mas também pode representar uma boa economia para o bolso do cidadão. O motorista que paga o pedágio de uma estrada teria dez horas para circular sem pagar o tributo novamente. Com isso, a população de Salvador pode, por exemplo, ir para a Praia do Forte, no Litoral Norte, às 8h e voltar para a capital até as 18h sem pagar o pedágio de volta.

Agora, as duas propostas devem ser sancionadas pelo governador Jaques Wagner para começar a valer. Não há prazo para a aprovação. As informações são do G1