Acorda Cidade

A possibilidade de vivenciar um momento de fé e reflexão à beira-mar fez Emyle Araújo, 28 anos, cruzar mais de 5 mil quilômetros de Manaus até Salvador para estar aqui neste 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá. Ela conheceu e se apaixonou pela Bahia no ano passado e decidiu que precisava estar na capital baiana em uma das festas populares que são referência no Brasil.

 
“Salvador é o lugar que me representa. Em setembro, estabeleci como meta que a próxima vinda seria em fevereiro. Então, comecei a ler mais sobre Iemanjá e os orixás para entender melhor a devoção desse povo”, conta Emyle.
 
Para o escritor e pesquisador Ubaldo Marques Porto Filho, autor do livro Dois de Fevereiro no Rio Vermelho, não há uma explicação objetiva para a festa atrair tanta gente, mas ele atribui à imprensa a responsabilidade pela amplitude dos festejos.
 
“Houve uma contribuição muito grande da mídia e de artistas que perceberam a importância daquela comemoração e divulgaram isso para o mundo”, diz. Dos seus 55 anos de festa de Iemanjá, Ubaldo lembra das histórias de pescador e das graças alcançadas por quem já levou alguma oferenda.
 
Estrangeiros
 
Não são só os brasileiros que se encantam com a festa de Salvador. Apesar de Iemanjá ser homenageada em outros países, os estrangeiros que têm a oportunidade de conhecer a festa se deslumbram. O escritor Ubaldo Filho lembra quando um grupo de angolanos classificou a festa de Salvador como a mais bonita do mundo.
 
“Uma comitiva de Angola veio conhecer. Eles faziam uma pesquisa e já tinham passado em outros países que também cultuam Iemanjá, mas me disseram que a festa mais bonita que existe é aqui no Rio Vermelho”, lembra.
 
A francesa Céline Lucile Briens, 25 anos, também espera se encantar pela devoção a Iemanjá, hoje. Morando em Salvador há quatro meses, até agora Céline só viu fotos e ouviu relatos de amigos sobre a festa. “É uma das grandes festas populares daqui. Eu ouvi falar muito e sei que envolve muita devoção do povo. Acho isso muito especial”. 
 
As informações são do Correio.