Centro Sul da Bahia

TRE cassa mandatos de vereadores por fraude na cota de gênero em Candiba, na Bahia

Os votos do partido Solidariedade foram anulados. Os vereadores ainda podem recorrer ao TSE

Vereadores Deusemar Reis Souza e Jurandy Pereira Bomfim
Foto: TSE/Divulgação site Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu cassar os mandatos dos vereadores Deusemar Reis Souza e Jurandy Pereira Bomfim, eleitos pelo partido Solidariedade no município de Candiba, acusados de fraudar a cota de gênero.

A informação foi apurada pelo site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade. Segundo o site, a decisão aconteceu nesta quinta-feira (17) durante o julgamento de recurso interposto pelo Partido Avante.

Os dois vereadores foram eleitos em 2024, Deusimar com 709 votos e Jurandy com 704. A cassação decorre da constatação de que o partido teria preenchido artificialmente o percentual mínimo de candidaturas femininas exigido por lei, caracterizando fraude.

Segundo o Achei Sudoeste, o recurso foi parcialmente provido porque o TRE-BA reconheceu a fraude à cota de gênero apenas em relação à candidata Clarice Lima de Azevedo, reformando a sentença de primeira instância que, em 11 de fevereiro de 2025, havia julgado improcedente a ação movida pelo diretório municipal do Avante. 

Por esse motivo, todos os votos do partido Solidariedade foram anulados, o que levará a uma nova recontagem dos quocientes eleitoral e partidário. A medida deve beneficiar outros candidatos, que não haviam sido eleitos. 

Os prováveis candidatos a serem beneficiados são Manoel Messias (Avante) e Tati (PSD). Os vereadores ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.