Integrando as celebrações do ‘Dia da Memória do Poder Judiciário’ (10), data instituída pela Resolução CNJ n. 316/20, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança campanha para ampliar o acervo histórico do seu Centro de Memória Eleitora: quaisquer objetos e documentos que ajudem a contar a história das eleições são de interesse da instituição.
Para colaborar, o público em geral deve encaminhar os itens de valor histórico à sede do TRE-BA, no Centro Administrativo (1ª Avenida do CAB, n. 150), ou aos cartórios eleitorais situados no interior do estado. As doações podem ser efetuadas durante todo o ano.
Exemplares de grande valor histórico
Além dos(as) servidores(as) do eleitoral baiano, qualquer pessoa pode participar da ação, doando documentos como títulos eleitorais, folhetos educativos, recortes de jornais, cartazes, mobiliários e equipamentos antigos e outros itens que sejam de relevância para contribuir com a preservação da história das eleições e da democracia brasileira. O material apresentado será avaliado, e, se for o caso, incorporado ao acervo do Centro de Memória Eleitoral. Os colaboradores receberão um certificado do Regional em agradecimento pela contribuição.
A Importância do Acervo Histórico
O chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo, Osnir Mendes Madureira, explica a importância da ação: “alguns servidores, principalmente os lotados em cartórios eleitorais, costumam se deparar com processos centenários e outros itens documentais de grande valor histórico, especialmente no momento dos trabalhos de descarte. Muitos cartórios podem estar mantendo itens valiosíssimos, motivo pelo qual solicitamos o encaminhamento desses documentos e objetos para que sejam catalogados e guardados na Reserva Técnica do Centro de Memória”, esclarece.
Centro de Memória Eleitoral
O Centro de Memória Eleitoral da Bahia tem por compromisso propor reflexões sobre a história das eleições no Brasil através dos vários itens que abriga em seu acervo. Em sua exposição permanente na entrada do prédio do Anexo II do TRE-BA, o visitante encontra uma parte significativa da história do Eleitoral baiano e das eleições, como fotos, antiguidades, exposição de urnas eletrônicas antigas e outros objetos de valor documental, constituindo-se em um espaço de cidadania.
O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no Centro Administrativo (1ª Avenida do CAB, 150). A visitação é gratuita. O agendamento para escolas públicas e privadas e instituições deve ser realizado com antecedência, através do e-mail [email protected].
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.