Acorda Cidade
 
Uma suspeita de vazamento de gás assustou trabalhadores da empresa de telemarketing Contax em Nazaré na noite desta quinta-feira (9). Segundo informações da Central de Polícia, a ocorrência foi registrada pouco antes das 18h, com pessoas relatando um forte cheiro de querosene. Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local. A empresa Contax informou em nota que não nenhum vazamento no local e que o problema é por conta da aplicação de um produto nas obras da Arena Fonte Nova.
 
Segundo a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barbalho), que foi ao no local, muitas pessoas passaram mal.  Uma testemunha informou que algumas pessoas desmaiaram com o forte cheiro. " tem duas horas isso e o Samu chegou agora (por volta das 18h30). Tem muitas pessoas desmaiadas e até os moradores da região começam a sentir", diz a testemunha, que está no local e prefere não se identificar. Segundo ela, pelo menos 15 pessoas ficaram caídas passando mal. A empresa não teria permitido, no início, a saída dos funcionários. A imprensa não pode entrar no local.
 
As pessoas que estão piores por conta da inalação da substância estão sendo socorridas para o Hospital Roberto Santos. Pelo menos 30 pessoas passaram mal, de acordo com os bombeiros.
 
Problema na Fonte Nova
 
Em nota, a Contax informou que não vazamento de gás ou qualquer produto no prédio da empresa e que os funcionários passaram mal por conta da aplicação do produto Emulsão CN30 para asfaltamento do estacionamento da Arena Fonte Nova – o estádio fica em frente ao edifício da empresa. "O odor sentido pelos colaboradores foi provocado por fatores externos às instalações da empresa", diz o texto.
 
O problema começou a ser registrado na noite de ontem, segundo funcionários. A empresa confirma isso e diz que ontem mesmo os Bombeiros foram chamados por conta do ocorrido. "Os funcionários que passaram mal foram atendidos pelas ambulâncias da Samu. Não registros de pessoas internadas em unidades hospitalares".
 
Como o problema continuou hoje, a Contax informou que resolveu interromper as atividades no prédio, que foi evacuado. Na nota, a empresa "reforça sua preocupação com o bem estar de seus colaboradores".
 
Em nota, a Fonte Nova Negociações e Participações (FNP) informou que "o serviço de asfaltamento realizado na sua área interna de estacionamento não está a cargo da FNP e que faz parte das obras de estruturas temporárias para atender às solicitações da Fifa". Procurada, a Conder confirmou que é responsável pela obra. O órgão informou que vai apurar a denúncia, mas segundo a assessoriaé possível, como a área tem muitas correntes de vento, que algum produto tenha invadido uma tubulação que no ar condicionado da empresa. O fato ainda está sendo analisado.
 
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não é possível identificar a substância que está causando o forte cheiro e nem a origem é possível confirmar que vem de baixo do nível da empresa. Somente funcionários da Contax sentiram o cheiro tão fortemente e passaram mal. Uma perícia será realizada para encontrar a origem do problema. As informações são do Correio.