Temporal provoca transtornos em Mutuípe
Foto: Reprodução/Blog Marcos Frahm

O Vale do Jiquiriçá voltou a enfrentar problemas causados pela chuva na tarde de quinta-feira (20), em pleno feriado da Consciência Negra. Segundo o Blog Marcos Frahm, parceiro do Acorda Cidade, entre 14h e 17h, um forte temporal atingiu a cidade de Mutuípe, acompanhado de trovoadas, e deixou diversos moradores em alerta.

Apesar de a intensidade da chuva ter diminuído no fim da tarde, às 17h, o alerta laranja de “perigo”, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece válido até esta sexta-feira (21). No mesmo período, a estação automática de Amargosa registrou 77 mm de precipitação, conforme dados levantados pelo Mídia Bahia.

Em Mutuípe, os transtornos foram mais sentidos na Rua Joana Angélica. A enxurrada tomou conta da via, invadiu casas e até formou uma espécie de cascata na pracinha da comunidade. Moradores atribuem parte do problema a uma intervenção da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) que está executando uma obra de contenção de encosta na Joana Angélica e na rua Maracás.

Segundo relatos, a movimentação de terra teria contribuído para o entupimento das bocas de lobo e a obstrução da drenagem pluvial. Eles também questionam se o sistema atual tem capacidade para suportar o volume de água, já que, após a intervenção, o fluxo passou a ser direcionado para a parte mais baixa da rua.

Outro ponto afetado foi a localidade de Cajazeira, onde uma residência foi inundada. Os proprietários perderam móveis e outros objetos. Não houve feridos, mas os prejuízos materiais preocupam os moradores.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.