Acorda Cidade

Ações que contribuam para intensificar o intercâmbio turístico e cultural entre a Bahia e Portugal foram analisadas pelo secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, em reunião com o diretor-geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho, nesta quarta-feira (8). O dirigente da TAP confirmou a manutenção das cinco frequências de voos semanais entre Lisboa e Salvador, com a perspectiva de ampliá-las tão logo o fluxo de passageiros se intensifique.

Os dois discutiram a promoção do destino Bahia e estratégias para o Nordeste. Pelegrino ressaltou que a Bahia já oferece atrativos incomparáveis, como o roteiro cultural associado a sol e praia. Além disso, projeta novos produtos, como o polo náutico na Baía de Todos-os-Santos e o Roteiro do Chocolate, associado à obra do escritor Jorge Amado, na região de Ilhéus.

Presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-Nordeste), o secretário acrescentou que um plano de divulgação regional, com a participação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), está em discussão entre os secretários, com o objetivo de ampliar o fluxo turístico e fortalecer as relações culturais com Portugal.

Confiante no setor, Mário Carvalho afirmou que as ações promocionais da Bahia e do Nordeste podem atrair maior número de turistas portugueses em razão dos laços históricos entre Brasil e Portugal e a facilidade oferecida pelo câmbio do dólar. Operando, em média, 2,5 mil voos semanais, em vários continentes, a companhia aérea portuguesa dispõe de uma frota com mais de 70 aeronaves.