Bahia

Rui Costa diz que vai conversar com ministro para melhorar desvio até que ponte no Vale do Jequitinhonha seja reconstruída

A interdição tem causado diversos transtornos às pessoas que trafegam pela região e que precisam se deslocar por outras rotas.

ponte
Foto: Reprodução / Radar News

A Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, localizada no KM 101, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), no último dia 5 de maio, para avaliação técnica da estrutura da ponte. A interdição tem causado diversos transtornos às pessoas que trafegam pela região e que precisam se deslocar por outros caminhos. 

Duas empresas que operam na região informaram a suspensão de alguns horários por conta da interrupção da via e estão alterando suas rotas. 

Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, na segunda (19), em visita à Feira de Santana, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a reforma deve custar cerca de R$ 70 milhões aos cofres públicos. Ele também considerou que a reconstrução deve começar até o início de junho. 

O problema é que a interdição, que duraria 15 dias, tem causado muitos problemas para quem trafega e mora na região, que precisa acessar rotas alternativas cansativas para se locomover. Ainda segundo o site, passageiros têm ficado até 12 horas engarrafados em um desvio improvisado numa estrada vicinal, sem estrutura, longe de estabelecimentos e até mesmo sem sinal de internet. 

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (20), o ministro Rui Costa, ex-governador do estado, disse que a ponte não recebeu os investimentos necessários e por isso, hoje, encontra-se condenada. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa ponte não recebeu, ao longo de anos, o investimento que deveria ter sido feito, e ela hoje está condenada. Eu conversei com o ministro Renan, ela vai precisar ser demolida e construir uma nova.”

Rui Costa relembrou o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados do Tocantins e do Maranhão, no início do ano, que deixou 13 pessoas mortas. No momento do desastre, um vereador estava presente gravando um vídeo denunciando a situação do local. O caso foi considerado como uma “tragédia anunciada”. 

Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, Rui disse que vai conversar com o ministro dos Transportes para melhorar o desvio enquanto a reconstrução da ponte não sai do papel. 

“Ela está causando muito transtorno, eu tenho recebido mensagem nas minhas redes sociais sobre essa ponte, o desvio, e eu vou pedir a Renan para tentar fazer alguma obra para melhorar, eu vi algumas imagens, está um caos. É evidente que uma coisa é você recuperar uma ponte velha com muita fragilidade, e outra coisa é uma ponte nova, então o valor seria quase igual, e o tempo de recuperação que você leva para fazer manutenção da ponte é maior do que o tempo que você leva para construir, dado a forma que você tem que fazer a recuperação, então se optou logo por fazer uma ponte nova, e isso vai ser feito de forma emergencial”, explicou ao Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.