Acorda Cidade
Os oito principais shoppings centers de Salvador poderão cobrar de agora em diante pelo estacionamento dos clientes. A medida foi amparada por uma decisão judicial, em abril, que deu parecer favorável para que o Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping Bela Vista, Shopping Piedade, Center Lapa, Shopping Barra e Shopping Paralela efetuassem a cobrança.
De acordo com o coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Edson Piaggio, a data do início da cobrança nos estacionamentos ainda não foi definida, mas a expectativa é que começe já a partir do mês de junho.
De acordo com o parecer, a Superintendência Municipal de Urbanismo (Sucom) foi intimada a liberar no prazo de 30 dias, contados a partir da data da publicação da decisão, a fornecer os alvarás de autorização ou o Termo de Viabilidade Locacional (TVL), sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil. No entanto, a mesma decisão judicial autoriza os shoppings a iniciarem a cobrança mesmo sem o recebimento do documento.
“Em verdade, como a sentença em mandado de segurança não tem efeito suspensivo, poderiam os shoppings começar a cobrar bem antes, mas optamos em esperar pelo trânsito em julgado da sentença”, observa Piaggio.