Bahia

Segunda balsa entra em operação e reforça sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

Com o desenrolar da sondagem, uma das balsas ficará mais próxima de Salvador.

Ponte Salvador-Itaparica
Foto: Marcelo Maia

Uma nova balsa de grande porte chegou à Baía de Todos-os-Santos para reforçar a sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. A nova embarcação possui as mesmas grandes dimensões da primeira balsa: 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados.

As duas balsas contam com perfuratriz com sistema de compensação de ondas que permite o trabalho no mar mesmo em condições climáticas adversas. Com o desenrolar da sondagem, uma das balsas ficará mais próxima de Salvador e a outra nas proximidades de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

Ao mesmo tempo em que duas balsas seguem em ação nas águas profundas, está em andamento, também, a sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, com uso de uma plataforma estilo Jackup. Elas fazem parte de uma força-tarefa que está coletando amostras do fundo do mar em 102 pontos da Baía, onde serão erguidos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica.

Ponte Salvador-Itaparica
Foto: Marcelo Maia

A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.

Ponte Salvador-Itaparica
Foto: Marcelo Maia

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.

Esse grande investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia, já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 quilômetros.

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 quilômetros de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.

Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa, com 22 km, que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001, desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.

Esse novo investimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Inês Rosa Bueno

Sem nenhum estudo de impacto ambiental na ilha, sem estudo de impacto social na ilha. E do ponto de vista econômico é um disparate gastar tanto dinheiro nesse projeto absurdo. Ainda por cima emprestado a juros. E o que Cacha Pregos tem a ver com esse trajeto? O que pretendem realmente? Quanto a dizer que vai facilitar o acesso de turistas ao sul do estado, só se for os que moram em Salvador. Porque quem vem de Camaçari pra cima fica melhor passar por Feira de Santana do que atravessar o trânsito de Salvador. E esses de Salvador vão perder a oportunidade de fazer turismo muito mais perto na ilha de Itaparica, porque a ilha vai virar uma nova Suburbana com essa ponte. Moram ali 60 mil pessoas. Querem atravessar a ilha com 145 mil veículos por dia.

Inês Rosa Bueno

Inês Rosa Bueno

Geovana

Maravilhoso. Adoro a ilha mas, só de pensar em fazer a travessia pelo ferro, desisto.

Mariza Cândida Dos Santos

Que notícia Boa!! A construção dessa ponte, vai ser muito impactantes para todos nós baianos. Vai abrir um lec de visôes que até então, continuam ainda fechadas.
A ilha de Itaparica,é um diamante muito inorme. Porém ainda sem lapidar.
Esse casamento Salvador e
Itaparica vai ser um elo perfeito ñ só pra o Município ,
Mas também para todo o Estado da Bahia.