Acorda Cidade

Ao visitar o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, na região sudoeste, nesta quinta-feira (19), o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou que a nova emergência da unidade e o novo tomógrafo vão ser entregues no segundo semestre de 2015. O titular da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também esteve em hospitais de Ipiaú e Ibirataia nesta quinta.

O secretário percorreu as instalações do Prado Valadares e verificou a retomada das obras de reforma e ampliação, que contemplam ainda o laboratório e a área administrativa do hospital. De acordo com ele, todos os pagamentos devidos à Construtora Holtz, responsável pelas obras, foram regularizados e a unidade está bem gerida.

“A chegada do tomógrafo para o hospital vai beneficiar o município e as cidades da região, favorecendo os atendimentos, não só de pacientes internados, como de outros que necessitam com urgência do serviço de alta complexidade e precisam se deslocar a outras cidades ou até mesmo para Salvador”, afirmou Vilas-Boas.

Acompanhado do superintendente de Assistência Integral à Saúde, Mateus Simões, e do coordenador executivo da Sesab, Gilmar Vasconcelos, ele seguiu para a sede da antiga Diretoria Regional de Saúde (Dires) e disse aos funcionários “para estabelecer um canal direto de comunicação com os servidores da extinta Dires, que se tornou uma Base Regional de Saúde (BRS)”.

Ainda em Jequié, ele teve um encontro com a prefeita Tânia Brito, quando falou sobre investimentos na área de saúde na região. Ao visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para verificar o funcionamento, o secretário reconheceu o alto custo de operacionalização de unidades como essa para os municípios, e destacou que, embora o Estado pretenda colaborar, “é necessário que a União também ajude no financiamento desses serviços”.

Referência

Hospital de grande porte de referência estadual, o HGPV tem mais de 180 leitos ativos e seis mil metros quadrados de área construída. A unidade atende a uma população superior a 600 mil pessoas de mais de 30 municípios, por meio da Central de Regulação de Leitos de Jequié e da Central Estadual de Regulação de forma espontânea (ainda sem regulação).

A unidade também serve de campo de estágio para alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e quatro escolas técnicas, além do internato de medicina.

Ipiaú

Ao deixar Jequié, o secretário da Saúde seguiu para o município de Ipiaú, onde visitou o hospital geral, localizado na cidade e que faz parte da rede própria da Sesab. “Observamos que o Hospital [Geral] de Ipiaú tem estrutura boa, porém está trabalhando com um grau de ociosidade elevado”, constatou Vilas-Boas.

“Precisamos trabalhar para que o hospital tenha taxa de ocupação mais alta. Isso passa pela capacitação e qualificação da alta complexidade do hospital, melhorando o serviço de imagem, os laboratório de especialidades, alguns serviços como lavanderia, recuperação das instalações elétricas, e até a colocação de uma unidade de terapia intensiva (UTI)”, explicou o secretário.

Ipiaú tem gestão plena e é responsável pela contratação de unidades para a prestação de serviços de baixa complexidade. Segundo o titular da Sesab, o Estado já tem essa estrutura hospitalar em Ipiaú e é preciso capacitar de forma expressiva para que a unidade atenda da melhor forma possível.

“Vamos buscar apoiar com recursos técnicos e humanos para que o hospital se torne mais resolutivo na região”. Para ele, a unidade é bem dirigida, porém necessitando de investimentos na capacitação de recursos humanos e tecnológicos.

Ibirataia

Com a finalidade de avaliar a resolutividade do Hospital Antonio Firmo Leal, o secretário da Saúde esteve na tarde desta quinta-feira no município de Ibirataia. A unidade é administrada pela Fundação Hospitalar de Ibirataia que tem contrato com o município.

Vilas-Boas tem interesse em ampliar o leque de serviços prestados pela unidade para que atenda não só à população do município, mas também da região. O hospital dispõe de 60 leitos e atende nas especialidades de clínica geral e cirúrgica, obstetrícia e pediatria clínica.