Acorda Cidade
A Secretaria de Educação do município de Jequié está apurando uma briga entre um professor de história e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da cidade. Segundo matéria publicada no G1, professor e alunos trocaram cadeiradas, e um vídeo gravado por estudantes mostrando o momento da agressão foi publicado na internet.
O professor Lelito Caictano Lopes prestou queixa na delegacia da cidade. No vídeo, ele aparece dando uma cadeirada em um dos alunos. Em seguida, o aluno revida a agressão com outra cadeirada.
À polícia, o professor de história alegou que teria sido alvo de piadas dos alunos, que estavam atrapalhando a aula. À direção da escola, o docente explicou que os alunos apareciam na porta ou na janela da sala para atrapalhar a aula e colocavam apelidos nele. O docente afirmou ainda que o aluno agredido já havia sido chamado para uma conversa e sabia que ele não gostava das brincadeiras.
O professor justificou ainda que no dia 6 foi o estopim para se iniciar a briga. Segundo ele, o aluno em questão ficou rindo dele e incitando outros alunos a fazerem o mesmo. "Recebi murros dele e de outro colega que juntos vêm me desrespeitando. A partir dai rolou a pancadaria das duas partes. Pegaram uma cadeira para me espancar e eu peguei outra cadeira para me proteger, em seguida arremessei uma cadeira no aluno que estava me colocando apelidos", afirmou.
De acordo com o sindicato dos professores do município ao G1, o professor foi afastado por 30 dias, por indicação médica. A presidente da entidade Carolina Morais disse que está prestando apoio ao docente e criticou a segurança das escolas.
O secretário de Educação de Jequié, João Magno Chaves, informou que deverá tomar as medidas cabíveis depois de apurar as circunstância da briga. Um processo administrativo foi aberto para saber o que realmente aconteceu, informou ao G1.